Na seção Artigos, você encontra as produções acadêmicas do LABDEC desenvolvidas ao longo do ano de 2025.
POTENCIAL DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Neste estudo, analisamos a percepção de licenciandos em Química ao utilizarem Textos de Divulgação Científica (TDC) no planejamento de atividades didáticas após o desenvolvimento de oficinas sobre a temática. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu oito licenciandos de uma instituição de ensino superior em São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, cujas respostas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. Quatro categorias emergiram: (i) DC na formação inicial, evidenciando a falta de abordagem específica sobre TDC durante a graduação; (ii) relações entre Livros Didáticos (LD) e TDC, ressaltando a complementaridade entre ambos e a necessidade de integração curricular; (iii) dificuldades no uso de TDC, incluindo a escassez de materiais acessíveis e a falta de preparo dos licenciandos na seleção e integração dos textos; e (iv) TDC e a formação docente, destacando a importância da exposição à DC desde a formação inicial para desenvolver competências necessárias para a prática docente. Os resultados indicam que os licenciandos reconhecem a relevância dos TDC, mas enfrentam desafios na sua utilização devido à falta de experiência e dificuldade na seleção dos recursos adequados. Consideramos que a incorporação de TDC na formação inicial pode contribuir significativamente para a formação de professores mais críticos e capacitados a utilizar diferentes recursos no ensino de Química, promovendo uma educação científica mais contextualizada e reflexiva.
O Potencial Educativo do Parque Nacional da Tijuca: uma análise a partir da ótica dos professores
A interferência humana tem causado profundas transformações nos ambientes naturais, resultando em impactos, muitas vezes, irreversíveis. Esse cenário ressalta a importância de criar e monitorar áreas protegidas, conhecidas como Unidades de Conservação (UC). Além disso, o contato com a natureza enriquece o currículo escolar, sendo um instrumento pedagógico valioso, aproveitando o potencial interdisciplinar das UC. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar como professores percebem as potencialidades do Parque Nacional da Tijuca (PNT) para práticas educativas fora do contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório e descritivo, em que a coleta de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada com cinco professores que realizam práticas educativas dentro do PNT. As entrevistas ocorreram durante os meses de março e abril de 2023. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir dos diálogos expostos durante as entrevistas, com relação às atividades educativas realizadas pelos professores, foi possível agrupá-las em cinco categorias, sendo estas: atividade desenvolvida, contribuições, pré-visita, experenciação por parte dos alunos e dificuldades. Notou-se que diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade foram envolvidos. Com relação às atividades a eles atribuídas, observou-se que, por mais que a temática de Educação Ambiental contemple grande parte das práticas encontradas, diferentes conteúdos foram abordados. O PNT também se mostra como um local de inclusão e acessibilidade, uma vez que inclui atividades que englobam alunos portadores de deficiência. Assim, evidencia-se a capacidade das UC englobarem ações com diversificadas abordagens metodológicas, destinadas a públicos de diferentes classes.
Perfil dos egressos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: uma análise reflexiva
Esta pesquisa explora as trajetórias profissionais e acadêmicas dos egressos do curso técnico em Meio
Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, considerando sua inserção no
mercado de trabalho, continuação dos estudos e avaliação da formação recebida. Com uma abordagem qualiquantitativa e objetivo exploratório-descritivo, o estudo envolveu 144 egressos, coletando dados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados apontam uma tendência de continuação dos estudos em nível superior, frequentemente em áreas relacionadas à sua formação técnica inicial. O exercício da habilitação
técnica foi reduzido e revelou a dualidade entre educação para o trabalho × educação integral. O serviço oferecido pela instituição foi bem avaliado pelos egressos, com a principal insatisfação centrada na falta de atividades práticas
PRIMEIROS PASSOS NA UTILIZAÇÃO DO QGIS PARA MAPAS DE TRILHAS EM ÁREAS PROTEGIDAS: UM ESTUDO NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
As áreas protegidas conservam o meio ambiente a longo prazo, proporcionando serviços ecossistêmicos e oportunidades socioambientais, como lazer, turismo e educação ambiental. Criado em 1961, o Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma Unidade de Conservação (UC) situada no Rio de Janeiro, se destaca por suas trilhas urbanas e relevância histórica e cultural. Este estudo objetivou a construção de mapas atualizados das trilhas Caminho da Estrada Velha e Circuito Mirante da Cascatinha do PNT, através do software QGIS, comparando suas potencialidades a partir dos mapas disponibilizados no Plano de Manejo do Parque. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, compreendeu a leitura do Plano de Manejo, seleção das trilhas, visitas de campo para coleta de dados com dispositivo móvel e smartwatch, e elaboração dos mapas. O QGIS provou ser eficiente na integração de formatos de dados geoespaciais, destacando-se como uma ferramenta gratuita, de código aberto, multilíngue e de fácil instalação. Resultados revelam que, embora os dados teóricos coincidam em geral com as observações práticas, há necessidade de intervenções de manejo para garantir a segurança e acessibilidade nas trilhas, destacando a importância do planejamento estratégico e do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) para uma gestão eficiente das UC.