2025

Na seção Artigos, você encontra as produções acadêmicas do LABDEC desenvolvidas ao longo do ano de 2025.

POTENCIAL DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Neste estudo, analisamos a percepção de licenciandos em Química ao utilizarem Textos de Divulgação Científica (TDC) no planejamento de atividades didáticas após o desenvolvimento de oficinas sobre a temática. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu oito licenciandos de uma instituição de ensino superior em São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, cujas respostas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. Quatro categorias emergiram: (i) DC na formação inicial, evidenciando a falta de abordagem específica sobre TDC durante a graduação; (ii) relações entre Livros Didáticos (LD) e TDC, ressaltando a complementaridade entre ambos e a necessidade de integração curricular; (iii) dificuldades no uso de TDC, incluindo a escassez de materiais acessíveis e a falta de preparo dos licenciandos na seleção e integração dos textos; e (iv) TDC e a formação docente, destacando a importância da exposição à DC desde a formação inicial para desenvolver competências necessárias para a prática docente. Os resultados indicam que os licenciandos reconhecem a relevância dos TDC, mas enfrentam desafios na sua utilização devido à falta de experiência e dificuldade na seleção dos recursos adequados. Consideramos que a incorporação de TDC na formação inicial pode contribuir significativamente para a formação de professores mais críticos e capacitados a utilizar diferentes recursos no ensino de Química, promovendo uma educação científica mais contextualizada e reflexiva.

O Potencial Educativo do Parque Nacional da Tijuca: uma análise a partir da ótica dos professores

A interferência humana tem causado profundas transformações nos ambientes naturais, resultando em impactos, muitas vezes, irreversíveis. Esse cenário ressalta a importância de criar e monitorar áreas protegidas, conhecidas como Unidades de Conservação (UC). Além disso, o contato com a natureza enriquece o currículo escolar, sendo um instrumento pedagógico valioso, aproveitando o potencial interdisciplinar das UC. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar como professores percebem as potencialidades do Parque Nacional da Tijuca (PNT) para práticas educativas fora do contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório e descritivo, em que a coleta de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada com cinco professores que realizam práticas educativas dentro do PNT. As entrevistas ocorreram durante os meses de março e abril de 2023. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir dos diálogos expostos durante as entrevistas, com relação às atividades educativas realizadas pelos professores, foi possível agrupá-las em cinco categorias, sendo estas: atividade desenvolvida, contribuições, pré-visita, experenciação por parte dos alunos e dificuldades. Notou-se que diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade foram envolvidos. Com relação às atividades a eles atribuídas, observou-se que, por mais que a temática de Educação Ambiental contemple grande parte das práticas encontradas, diferentes conteúdos foram abordados. O PNT também se mostra como um local de inclusão e acessibilidade, uma vez que inclui atividades que englobam alunos portadores de deficiência. Assim, evidencia-se a capacidade das UC englobarem ações com diversificadas abordagens metodológicas, destinadas a públicos de diferentes classes.

Perfil dos egressos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: uma análise reflexiva

Esta pesquisa explora as trajetórias profissionais e acadêmicas dos egressos do curso técnico em Meio
Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, considerando sua inserção no
mercado de trabalho, continuação dos estudos e avaliação da formação recebida. Com uma abordagem qualiquantitativa e objetivo exploratório-descritivo, o estudo envolveu 144 egressos, coletando dados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados apontam uma tendência de continuação dos estudos em nível superior, frequentemente em áreas relacionadas à sua formação técnica inicial. O exercício da habilitação
técnica foi reduzido e revelou a dualidade entre educação para o trabalho × educação integral. O serviço oferecido pela instituição foi bem avaliado pelos egressos, com a principal insatisfação centrada na falta de atividades práticas

PRIMEIROS PASSOS NA UTILIZAÇÃO DO QGIS PARA MAPAS DE TRILHAS EM ÁREAS PROTEGIDAS: UM ESTUDO NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

As áreas protegidas conservam o meio ambiente a longo prazo, proporcionando serviços ecossistêmicos e oportunidades socioambientais, como lazer, turismo e educação ambiental. Criado em 1961, o Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma Unidade de Conservação (UC) situada no Rio de Janeiro, se destaca por suas trilhas urbanas e relevância histórica e cultural. Este estudo objetivou a construção de mapas atualizados das trilhas Caminho da Estrada Velha e Circuito Mirante da Cascatinha do PNT, através do software QGIS, comparando suas potencialidades a partir dos mapas disponibilizados no Plano de Manejo do Parque. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, compreendeu a leitura do Plano de Manejo, seleção das trilhas, visitas de campo para coleta de dados com dispositivo móvel e smartwatch, e elaboração dos mapas. O QGIS provou ser eficiente na integração de formatos de dados geoespaciais, destacando-se como uma ferramenta gratuita, de código aberto, multilíngue e de fácil instalação. Resultados revelam que, embora os dados teóricos coincidam em geral com as observações práticas, há necessidade de intervenções de manejo para garantir a segurança e acessibilidade nas trilhas, destacando a importância do planejamento estratégico e do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) para uma gestão eficiente das UC.