2024

Nesta seção, encontram-se as produções científicas desenvolvidas pelo LABDEC, ao longo do ano de 2024.

Ensino de ciências e o uso de textos de divulgação científica: caracterização dos artigos em periódicos brasileiros

O objetivo deste estudo foi analisar como os Textos de Divulgação Científica (TDC) estão associados ao Ensino de Ciências nas publicações nacionais em periódicos do Portal de Periódicos da CAPES no período entre 2012 e 2022. Realizamos uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “Ensino de Ciências”, “Divulgação Científica” e “Textos de Divulgação Científica” no título, resumo, palavras-chave e assunto. Os artigos foram analisados e classificados em quatro categorias definidas a posteriori, com base na Análise de Conteúdo Categorial Temática de Bardin: “atividades”, “documental”, “levantamento” e “outros”. Encontramos 36 trabalhos, com destaque para as categorias “atividades” e “documental”. Observamos uma carência de trabalhos que investigam a aplicação de TDC em sala de aula da educação básica com relatos de dificuldade do uso de TDC por parte dos professores. Verificamos também a necessidade de cursos de aperfeiçoamento para professores da educação básica e a inclusão de atividades envolvendo TDC na formação inicial.

Divulgação científica, ensino de ciências e meio ambiente: tendências em estudos brasileiros no período de 2017 a 2021

O presente trabalho se trata de uma investigação sobre a Divulgação Cientifica, Meio Ambiente e Ensino de Ciências, com o intuito de identificar, na base de dados Plataforma Capes de Teses e Dissertações, os estudos que evidenciam elementos dessas três áreas do conhecimento. Assim, foi traçado um caminho metodológico pautado na Revisão Sistemática, para caracterização geral e específica das pesquisas investigadas. O corpus da amostra representativa totalizou 63 produções científicas. Analisou-se os dados com subsídios da meta-análise e da Codificação Temática. Como principais resultados, observou-se a predominância das instituições públicas nos estudos representativos, temáticas socioambientais associadas ao conhecimento socioambiental, o uso de espaços não-formais nas estratégias de Divulgação Científica, e a contextualização no ensino de ciências.

O uso de Blogs por Museus e Centros de Ciências do Sudeste brasileiro

Os museus de ciências realizam ações educativas e culturais para diferentes tipos de público, proporcionando uma aproximação com a ciência. Entre seus recursos, a tecnologia vem oferecendo mecanismos eficientes na Divulgação Científica (DC). Dentre eles estão os blogs, uma potente forma de aproximar ciência e sociedade online. Essa pesquisa buscou investigar o uso de blogs por museus de ciências da região Sudeste Brasileiro. Como resultado, dentre 156 instituições, apenas 19 utilizam blogs, sendo seis deles ativos. A pesquisa caminhou para um Estudo de Caso sobre o blog “Coluna do Astrônomo” do Planetário do Rio de Janeiro com análise das atividades de DC praticadas no blog. Apesar da redução de seu uso, os blogs apresentaram-se como instrumentos potentes de DC através da prática de múltiplas atividades interativas e diferentes tipos de abordagem.

Ensino da Saúde na Cidade do Rio de Janeiro: percepções de professores de educação física na educação básica

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de saúde de 100 professores de educação física, atuantes na educação básica, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória, em que a coleta foi realizada por um questionário, divulgado virtualmente por bola de neve e analisado quanti-qualitativamente pela estatística descritiva e pela Análise de Conteúdo. A alimentação, o bem-estar e a atividade física são os principais componentes da saúde, segundo os docentes. A unidade temática mais utilizada para trabalhar o tema são os jogos e brincadeiras, e os projetos interdisciplinares ocorrem, majoritariamente, com as disciplinas ciências/biologia. As principais dificuldades para o ensino da saúde estão relacionadas à participação dos estudantes, à falta de apoio da equipe escolar e às condições estruturais das instituições.

Unidades de Conservação como espaços para práticas educativas: um olhar a partir de estudos brasileiros

Considerando as Unidades de Conservação (UC) como espaços não formais educativos, o presente trabalho teve como objetivo investigar os estudos que apresentam atividades educativas em UC, a partir de um levantamento no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus documental, formado por 14 publicações, foi analisado com foco em descritores gerais e em descritores específicos. Os resultados apontam que a maioria dos estudos é recente e apresentam uma diversidade de temas abordados. Com relação às práticas envolvidas, notou-se que a Educação Ambiental obteve bastante representatividade. Os resultados evidenciam a potencialidade educacional das UC. Ao mesmo tempo, o estudo acentuou a importância dessas áreas e pode contribuir na divulgação das práticas utilizadas.

Agrupamentos Gerenciais em Unidades de Conservação: uma análise sobre a implementação dos Núcleos de Gestão Integrada do ICMBio no Rio de Janeiro

A ação antrópica é um dos principais fatores de ameaça à natureza, sendo a criação de Unidades de Conservação (UC) um dos instrumentos mais eficazes para a sua proteção. Apesar de terem uma série de restrições sobre o uso de seus recursos, as UC são propensas aos impactos ambientais. Na esfera federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela gestão, fiscalização e monitoramento de UC. Com a mudança na estrutura regimental do ICMBio, em 2017, surge um novo modelo de gestão compartilhada, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI), que foi criticado pelos riscos de enfraquecimento da fiscalização e do não atendimento às especificidades das UC. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a implantação dos NGI nas UC federais do Rio de Janeiro por meio da análise documental dos antecedentes históricos e dos autos de infração lavrados entre 2010 e 2020. Assim, foram identificados seus riscos e potencialidades, e inconsistências durante a implementação.

Análise Comparativa entre as séries ficcionais The Big Bang Theory e 3%: Contribuições e possibilidades para a utilização na Divulgação Científica

A Divulgação Científica (DC) apresenta-se como uma área do conhecimento em constante transformação que acompanha as possibilidades existentes na sociedade a fim de transpor os conteúdos científicos das barreiras restritas das instituições responsáveis pela produção da ciência, aproximando esse conhecimento da população. Atualmente, os recursos digitais, dentre eles os audiovisuais, encontram-se cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos permitindo o aproveitamento de estratégias diversas para a DC. As séries são um produto audiovisuais de grande aceitação pela população e que proporcionam um vínculo de continuidade com métricas de avaliação do público interessantes para as abordagens científicas. O presente estudo selecionou as séries ficcionais de conteúdo científico The Big Bang Theory e 3% realizando uma análise comparativa de suas principais características e discutindo alguns conteúdos científicos presentes. Como referencial seguimos as metodologias de análise comparativa estabelecidas por Westerkamp e Carissimi (2011) e Silva (2020). Percebe-se que as séries apresentam, dentro de suas peculiaridades, importante potencial para a DC no âmbito da apresentação de conceitos, reflexões e realidades da prática científica. Recomenda-se a investigação de mais obras audiovisuais com a prerrogativa da avaliação da contribuição da a DC visando expandir os horizontes de alcance e aproximar o ambiente científico de diferentes públicos.

Divulgação Científica em atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza

Objetivamos, aqui, mapear e analisar como os recursos de Divulgação Científica estão associados às atividades didáticas desenvolvidas nos cursos de formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, nas publicações nacionais no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2012 e 2022. O corpus documental foi constituído de dez artigos, os quais foram analisados com base em descritores gerais e específicos. Predominaram atividades em cursos de licenciatura na área de física e química. As atividades foram desenvolvidas majoritariamente em disciplinas na área de ensino e os textos de Divulgação Científica foram o recurso mais empregado. Os principais objetivos das atividades foram: promover a Divulgação Científica e contribuir para a formação inicial de professores, analisar a interpretação e compreensão de materiais de Divulgação Científica pelos licenciandos e a investigação sobre o uso desses materiais pelos licenciandos. As principais estratégias empregadas foram a realização de debates e discussões, aplicação de questionários e entrevistas e análise e leitura de diferentes tipos de textos. Não encontramos articulação entre as atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura com as práticas como componente curricular. Indicamos a Divulgação Científica como um meio de associar essas atividades.

A doença de Alzheimer nos blogs de divulgação científica: uma análise da recontextualização do discurso científico

O objetivo deste estudo foi investigar as estratégias utilizadas nos blogs de divulgação científica brasileiros no processo de recontextualização da informação sobre a doença de Alzheimer. Foram selecionadas publicações sobre a doença de Alzeimer em blogs de Ciências contidos no Anel de Mídias Científicas, buscando identificar, por meio de descritores específicos, as estratégias para adaptar a informação científica e para engajar o(a) leitor(a). Identifica-se a explicação de termos e conceitos com maior aparição nas publicações, seguida pelos links e pelo uso de recursos imagéticos. Ademais, destacam-se os títulos chamativos e a expressão pessoal de opinião. Ressalta-se a relevância das reformulações para auxiliar no processo de compreensão da informação, mas que as reformulações, apenas, não são capazes de fazer os leitores se apropriarem de todo o conteúdo.