Durante a pandemia da Covid-19, o mundo testemunhou não apenas uma crise sanitária sem precedentes, mas também uma intensa politização da ciência e propagação de informações falsas e/ou manipuladas. No Brasil a disseminação de informações incorretas, muitas vezes guiadas por ideologias e não por evidências científicas, colocou em xeque a credibilidade de especialistas e instituições científicas, nas chamadas Fake News.
Muito se fala em Fake News, mas você sabe o que significa?

Fake News é um termo em inglês e significa notícia falsa, ganhou visibilidade a partir de 2010 em diversas regiões do mundo em situações em que se criaram notícias falsas com intenção de obter vantagens política, eleitoral, financeira etc. Com a pandemia da Covid-19, o termo se popularizou e atualmente se refere a notícias fabricadas disfarçadas de notícia jornalística. É importante destacar que notícias falsas ou imprecisas sempre estiveram presentes ao longo da história e em todas as áreas.
No entanto, essas notícias falsas não se encerraram com o fim da emergência sanitária. Com o crescimento informacional e a internet, a propagação das Fake News encontrou campo fértil e se tornou um problema recorrente. Diversas iniciativas visam combater e identificar as Fake News como os sites de checagem, manuais de identificação, programas de tv como o Fato ou Fake.

Nesse movimento, na área da ciência, especialistas defendem a necessidade de investir na Divulgação da Ciência com o objetivo de aproximar a sociedade dos conceitos científicos e evitar que narrativas distorcidas sejam usadas como instrumento de poder e manipulação por determinados grupos. Fortalecer a comunicação entre cientistas e sociedade é, portanto, um passo crucial para enfrentar esse cenário.
Em um mundo cada vez mais impactado por decisões científicas — da saúde pública às mudanças climáticas —, saber comunicar bem a ciência é tão importante quanto produzi-la.
E você já compartilhou uma notícia sem antes verificar sua veracidade?
Vamos repensar essa postura?
E fica a dica: Na dúvida NÃO compartilhe!!!
Autora: Flávia Geane (doutoranda do Programa em Ciência, Tecnologia e Educação, PPCTE/CEFET-RJ, e integrante do LABDEC) @flavia.geanerj
Para saber mais:
FALCÃO, Paula; DE SOUZA, Aline Batista. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, 2021.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; DA SILVA, Mônica Ferreira. Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação em Revista, v. 22, n. esp2, p. 179-198, 2021.
HELLER, Bruna; MAURELL, Joice Rejane Pardo. O desenvolvimento de um e-book para identificar fake news: o bibliotecário como mediador na criação de critérios de avaliação da informação. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3, p. 488-497, 2019.
MONARI, Ana Carolina Pontalti; BERTOLLI FILHO, Claudio. Saúde sem fake news: estudo e caracterização das informações falsas divulgadas no canal de informação e checagem de fake news do Ministério da Saúde. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 1, p. 160-186, 2019.
VALENTE, Jonas CL. Regulando desinformação e fake news: um panorama internacional das respostas ao problema. Comunicação pública, v. 14, n. 27, 2019.
ZARAMELLA, Sônia. Combate às fake news e deepfakes será reforçado nas eleições de 2024. Ehfonte. 14 de dezembro de 2023. Disponível em: https://ehfonte.com.br/combate-as-fake-news-e-deepfakes-sera-reforcado-nas-eleicoes-de-2024/