O Laboratório de Divulgação e Ensino de Ciências (LABDEC) tem como missão fomentar a pesquisa e a divulgação científica, promovendo a reflexão sobre temas ambientais, educacionais e científicos. Nesta seção, disponibilizamos uma coletânea de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por nossos pesquisadores e colaboradores, abordando diferentes temáticas e metodologias.
Abaixo, você pode acessar os resumos e fazer o download trabalhos completos para aprofundar seus conhecimentos.
2023
Título: Fatores Determinantes para a Abundância, a Dominância e a Diversidade das Espécies no Parque Nacional da Tijuca: O Caso da Trilha do Estudante
Resumo: O estudo investigou fatores que influenciam a abundância, dominância e diversidade de espécies vegetais no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em dois quadrantes distintos da Trilha do Estudante, utilizando um aplicativo de identificação de espécies e esboços manuais. Os resultados apontaram três fatores principais: o efeito de borda, a influência da serapilheira e a influência do solo.
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2023 Análise da Abordagem sobre a Doença de Alzheimer em Museus e Centros de Ciências do Rio de Janeiro
Resumo: O estudo analisou a visibilidade da Doença de Alzheimer (DA) em sites de museus e centros de ciências do Rio de Janeiro entre 2021 e 2022. A análise categorial revelou que a DA teve pouca presença nos sites analisados, sendo mencionada principalmente em textos de divulgação científica e notícias. A única abordagem mais aprofundada foi encontrada em uma exposição online da Casa da Ciência. O estudo destaca a necessidade de ampliar a divulgação sobre a DA.
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2023 Questões Ambientais e Blogs no Ensino de Ciências: Possíveis Articulações a Partir de uma Revisão Sistemática
Resumo: O estudo investigou a relação entre temáticas ambientais e o uso de blogs no ensino de ciências. A partir de uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras, foram analisados descritores gerais e específicos. Os resultados indicam que a Educação Ambiental é um campo fundamental para a sensibilização ambiental, e os blogs são apontados como ferramentas inovadoras e interativas para a disseminação de conhecimento.
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2023 Análise das Potencialidades do Animê Hunter x Hunter como Recurso de Divulgação Científica
Resumo: O estudo analisou a penúltima saga do animê Hunter x Hunter para avaliar seu potencial como ferramenta de Divulgação Científica (DC). A análise fílmica, aliada a comparações com literatura científica de Zoologia, identificou a presença de espécies fictícias com semelhanças a espécies reais. O estudo sugere que a animação pode ser usada no ensino de Zoologia, desde que haja cuidado com possíveis distorções científicas.
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2023 O Egresso do Curso Técnico em Meio Ambiente do CTUR/UFRRJ: Acompanhando a sua Trajetória
Resumo: O estudo investigou a trajetória profissional e acadêmica de 144 egressos do curso técnico em Meio Ambiente do CTUR/UFRRJ, entre 2011 e 2019. Os dados apontam que a maioria optou por continuar os estudos no ensino superior em áreas correlatas, enquanto poucos seguiram na área técnica. A principal insatisfação relatada foi a falta de atividades práticas na formação.
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2023 À Procura de Controvérsias em uma Exposição: Achados de uma Visita Guiada
Resumo: O estudo investigou como professores de ciências identificam controvérsias científicas em exposições de centros de ciências. Durante uma visita guiada, os participantes analisaram exposições e sugeriram formas de abordar controvérsias em sala de aula, utilizando recursos como mediação, experimentações e exploração do espaço expositivo. Os resultados indicam o potencial educativo das controvérsias no ensino de ciências.
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2023 A Educação em Saúde na Educação Física Escolar: Análise de Práticas Pedagógicas em Dissertações e Teses Brasileiras
Resumo: O estudo analisou dissertações e teses brasileiras (2012-2021) sobre educação em saúde no ensino de educação física. A maioria dos trabalhos se concentra na região Sul do Brasil e aborda predominantemente aspectos biológicos, deixando de lado fatores sociais determinantes no processo saúde-doença. O estudo sugere a necessidade de uma abordagem mais ampla na educação em saúde.
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2023 A Sustentabilidade nos Museus e Centros de Ciências da Cidade do Rio de Janeiro: Um Estudo de Caso do Museu da Light
Resumo: O estudo investigou como a sustentabilidade é abordada nos sites dos museus e centros de ciências do Rio de Janeiro, com foco no Museu Light da Energia. A pesquisa qualitativa identificou categorias como exposições, produção bibliográfica e produção escrita. O museu promove a conscientização ambiental de forma lúdica e interativa, abordando temas como uso eficiente da energia e combate ao desperdício.
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2022
Percepção dos Estudantes de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ sobre Gestão Participativa em Unidades de Conservação
Resumo: O estudo analisou a percepção dos estudantes de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ sobre a gestão participativa em Unidades de Conservação (UC). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou um formulário online, obtendo 69 respostas. Os resultados indicaram que muitos estudantes não tiveram contato com o tema durante a graduação, evidenciando a necessidade de maior inserção do assunto no ensino.
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2022 Análise da Percepção dos Moradores de Paquetá sobre a Compostagem e o Descarte de Resíduos Orgânicos
Resumo: O estudo investigou a percepção dos moradores da Ilha de Paquetá sobre o descarte de resíduos orgânicos e a compostagem. A pesqu isa utilizou questionários aplicados via redes sociais, analisando as respostas para identificar dúvidas e dificuldades sobre os temas. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar ações educativas para sensibilizar a população sobre práticas sustentáveis.
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2022 Blogs no Ensino de Ciências e Matemática: Uma Revisão Sistemática em Teses e Dissertações Brasileiras
Resumo: O estudo realizou uma revisão sistemática sobre o uso de blogs no ensino de Ciências e Matemática em trabalhos publicados entre 2017 e 2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados indicam que os blogs têm sido utilizados predominantemente como recurso pedagógico, evidenciando o papel ativo dos docentes na incorporação dessas ferramentas no ensino.
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2022 Título: Tendências dos Estudos Brasileiros sobre Aplicação da Compostagem na Gestão de Resíduos Orgânicos
Resumo: O estudo mapeou pesquisas sobre compostagem na gestão de resíduos orgânicos por meio de uma revisão sistemática de publicações entre 2018 e 2021. A análise de 38 trabalhos indicou que a Educação Ambiental está fortemente articulada às práticas de compostagem, com predominância de estudos no Sul e Sudeste do Brasil. A compostagem termofílica foi a técnica mais abordada. Os resultados podem contribuir para futuros estudos e ações voltadas à sensibilização ambiental.
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2022 Contribuições da Educação Não Formal para a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos: Um Estudo de Caso do Centro Cultural da Marinha
Resumo: A pesquisa analisou a contribuição educativa sobre sustentabilidade dos recursos hídricos no site do Centro Cultural da Marinha (Rio de Janeiro), utilizando a Análise de Conteúdo Categorial Temática. O estudo identificou que o site aborda a sustentabilidade principalmente sob a ótica do ODS-14, com destaque para poluição marinha, proteção de ecossistemas e pesca sustentável. O espaço promove reflexões ambientais por meio de atividades educativas, mostrando a importância da educação não formal na conscientização socioambiental.
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2022
Título: Relato sobre a Produção de um Manual de Gestão dos Recursos Hídricos em Unidades de Conservação
Resumo: O estudo relata a experiência da produção coletiva do manual digital “Gestão dos Recursos Hídricos em Unidades de Conservação”, desenvolvido por estudantes e docentes de diversas áreas do conhecimento. O material surgiu de um projeto de iniciação científica no LABDEC e investiga a gestão hídrica do Parque Nacional da Tijuca. A produção ocorreu durante o ensino remoto emergencial, abordando temas como legislação, qualidade da água e percepção ambiental. O manual está disponível gratuitamente no site do LABDEC.
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2022
Título: Gestão Participativa e Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Uma Análise em Planos de Manejo
Resumo: O trabalho analisou 314 ações de Educação Ambiental (EA) presentes nos planos de manejo de Unidades de Conservação (UCs) municipais, estaduais e federais do Rio de Janeiro. A pesquisa documental e a análise de conteúdo indicaram que essas ações são fundamentais para alcançar os objetivos das UCs, destacando a importância da gestão participativa no manejo dessas áreas protegidas.
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2022
Título: Análise da Percepção de Estudantes de Engenharia Ambiental sobre a Compostagem
Resumo: O estudo investigou o conhecimento e percepção dos estudantes de Engenharia Ambiental sobre a compostagem como alternativa para gestão de resíduos sólidos urbanos. Os resultados mostraram que, apesar do conhecimento expressivo sobre o tema, ainda há necessidade de incentivar hábitos e práticas mais sustentáveis entre os futuros profissionais.
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2022
Título: Compreendendo um Pouco Mais sobre Compostagem: Um Relato de Experiência
Resumo: O Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) desenvolveu um curso de extensão para sensibilizar sobre a importância da compostagem, uma alternativa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O curso visou informar e incentivar práticas sustentáveis na gestão de resíduos orgânicos, contribuindo para a formação ambiental dos participantes.
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2022
Título: Produção de um Livro Digital sobre Infrações Ambientais em Unidades de Conservação Federais do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência
Resumo: O estudo relata a criação do livro digital “Perspectivas das Infrações Ambientais em Unidades de Conservação Federais do Rio de Janeiro”, fruto de projetos de iniciação científica no LABDEC. A obra analisa a distribuição e os impactos das infrações ambientais nessas áreas protegidas. Além de subsidiar o planejamento ambiental, espera-se que o material sensibilize a sociedade sobre a importância da conservação. O livro foi lançado em 5 de junho de 2022, no Dia Internacional do Meio Ambiente.
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2022
Título: A Divulgação Científica na Prática da Gestão de Resíduos Orgânicos: Relato da Produção de uma Websérie sobre Compostagem
Resumo: O estudo descreve a produção de uma websérie sobre compostagem, desenvolvida pelo LABDEC e pelo projeto Plantar Paquetá. A série, composta por sete vídeos curtos, aborda desde conceitos básicos até a construção de composteiras caseiras. Os vídeos foram usados como recurso didático no minicurso “Vamos Compostar”, visando promover Educação Ambiental e difundir o conhecimento científico de forma acessível.
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2021
Título: Ciência Hoje das Crianças: Contribuições para a Sensibilização sobre Reciclagem com Estudantes da Educação Básica
Resumo: O estudo investigou as contribuições da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) em uma sequência didática sobre reciclagem com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A análise comparativa dos questionários pré e pós-atividades revelou avanços na conceituação de reciclagem, ainda que alguns alunos a confundam com coleta seletiva. A CHC demonstrou potencial pedagógico para abordar questões ambientais, mas seu uso isolado não garante a aprendizagem, sendo necessário um contexto adequado.
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2021
Título: A Baía de Guanabara Vista Através de Desenhos: Contribuições de uma Exposição Científica
Resumo: O estudo analisou como uma exposição científica contribuiu para a percepção ambiental de estudantes sobre a Baía de Guanabara. Foram coletados 36 desenhos feitos por crianças após a visita, analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram apropriação de conhecimentos sobre biodiversidade, geografia e ecossistemas locais, demonstrando o impacto da exposição na percepção ambiental dos participantes.
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2021
Título: As Trilhas Ecológicas sob a Ótica do Planejamento Escolar: O que Dizem os Professores de Ciências?
Resumo: O estudo investigou a percepção de 22 professores de Ciências sobre o uso de trilhas ecológicas como espaços educativos. A pesquisa-ação, realizada em um curso de extensão universitária, destacou a importância do planejamento para as etapas pré-campo, campo e pós-campo. Concluiu-se que trilhas proporcionam aprendizado in loco, exigindo preparação pedagógica para lidar com imprevistos e otimizar a experiência dos alunos.
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2021
Título: Levantamento de Teses e Dissertações sobre Divulgação Científica e Prática Docente: Uma Análise de Aspectos Metodológicos
Resumo: O estudo mapeou dissertações e teses sobre Divulgação Científica (DC) e prática docente no período de 2010 a 2019, a partir do Banco de Teses do IBICT. Foram analisados 19 trabalhos quanto às técnicas de coleta e análise de dados. Os resultados indicaram diversidade metodológica e pluralidade de objetos de pesquisa, evidenciando a importância da DC na educação.
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2021
Título: Textos de Divulgação Científica em Livros Didáticos: Implicações para a Sala de Aula
Resumo: O estudo analisou o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) em livros didáticos de Ciências e Biologia, considerando sua função de contextualização do conteúdo. Foi discutido o papel do professor na mediação desses textos, seja por leitura comparativa ou crítica, para evitar distorções no entendimento da ciência pelos alunos.
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2021
Título: A Divulgação Científica no Museu Nacional: O Prosseguimento das Atividades Após o Incêndio de 2018
Resumo: O estudo analisou a continuidade das atividades de Divulgação Científica do Museu Nacional após o incêndio de 2018. Foram examinadas 41 ações conduzidas pela Seção de Assistência ao Ensino e Coordenadoria de Extensão. Os resultados mostraram a manutenção e expansão de algumas atividades, mas também a perda de práticas essenciais devido à destruição do palácio.
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2021
Título: A Divulgação das Unidades de Conservação por Mídias Sociais: O Caso do Parque Nacional da Tijuca
Resumo: O estudo analisou a divulgação científica no Instagram do Parque Nacional da Tijuca durante a pandemia. Observou-se que as postagens focaram na comunicação de regras de visitação, enquanto conteúdos voltados à educação ambiental foram reduzidos.
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2021
Título: Blogs e Ensino de Ciências: Tendências em Estudos Brasileiros
Resumo: O estudo mapeou pesquisas sobre o uso de blogs no Ensino de Ciências no Brasil entre 2013 e maio de 2021, encontrando 76 trabalhos. Os resultados indicam uma ampla aplicação dos blogs como ferramenta pedagógica, repositório de conteúdos e espaço interativo para diferentes agentes educacionais.
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2021
Título: COVID-19 e o Acesso a Água e Esgoto: Análise dos Dados Epidemiológicos e de Saneamento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Resumo: O estudo investigou a relação entre saneamento e disseminação da COVID-19. Concluiu-se que o saneamento básico é essencial para a saúde pública, mas não suficiente para conter a propagação do vírus. Niterói, com bons índices de saneamento, foi uma das cidades mais afetadas, evidenciando a importância de medidas como o uso de máscara e o distanciamento social.
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2021
Título: Imagens no Ensino de Ciências: Análise de Livros Didáticos e Interlocução entre a Cultura da Convergência e Hipertextos
Resumo: O estudo analisou a seção “Álbum de Ciências” da coleção Buriti Mais Ciências da Editora Moderna para avaliar o potencial das imagens no Ensino de Ciências. A pesquisa qualitativa utilizou a ferramenta digital Padlet como possibilidade de integração entre cultura da convergência e hipertextos.
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2021
Título: O Professor do Século XXI: A Tecnologia na Sala de Aula! – O Potencial de uma Série no Canal do YouTube do LABDEC
Resumo: A pesquisa analisou uma série do canal do YouTube do LABDEC, investigando seu potencial educativo durante a pandemia. Utilizando a Netnografia, identificou-se que o episódio sobre o Edpuzzle teve maior destaque. O estudo reforça a importância da formação docente e do investimento em projetos educacionais para a alfabetização científica e tecnológica.
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2021
Título: Produção Audiovisual e Educação Sexual: Uma Análise do Documentário “Laboratório de Educação Sexual Adolescer”
Resumo: A pesquisa analisou o documentário produzido pela UNIOESTE, abordando o histórico da educação sexual no Brasil até a publicação do Tema Transversal Orientação Sexual. Os resultados indicam que o documentário tem potencial como ferramenta educacional para atividades de educação sexual.
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2021
Título: Produção de Biodiesel a partir de Microalgas no Brasil: Uma Revisão Sistemática
Resumo: O estudo investiga a produção de biodiesel a partir de microalgas no Brasil, destacando a importância da biomassa como alternativa aos combustíveis fósseis. A pesquisa, baseada em teses e dissertações entre 2017 e 2019, identificou os gêneros Chlorella, Scenedesmus e Chlamydomonas como os mais promissores para a produção de biodiesel.
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2021
Título: Repercussões no Dia Seguinte de uma Fala Governamental: Um Dia no Instagram da Folha de S. Paulo e de O Povo do Ceará
Resumo: O estudo analisou postagens no Instagram dos jornais O Povo e Folha de S. Paulo após a declaração do presidente Bolsonaro sobre a suspensão do uso obrigatório de máscaras por imunizados. Foram encontradas 67 postagens, das quais 32 estavam relacionadas à COVID-19, indicando a necessidade de mais estudos sobre a cobertura jornalística da pandemia.
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2021
Título: Educação para a Saúde nos Cursos de Licenciatura em Educação Física no Rio de Janeiro: Desafios que Antecedem a Pandemia
Resumo: O estudo investigou como a saúde é abordada na formação inicial de licenciandos em Educação Física em universidades públicas do Rio de Janeiro. A análise revelou um enfoque fragmentado, predominantemente biomédico e com pouca ênfase na saúde coletiva. Diante da pandemia, os resultados apontam para a necessidade de reformas curriculares que fortaleçam essa abordagem.
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2021
Título: Cinema e Educação Física: Tendências e Padrões no CONBRACE/CONICE
Resumo: A pesquisa analisou a produção acadêmica sobre a interface entre Educação Física e Cinema no CONBRACE/CONICE. Os resultados indicam um crescimento no número de estudos sobre o tema, abrangendo tanto a Educação Física escolar quanto a formação docente, demonstrando o potencial da temática para reflexões futuras.
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2021
Título: A Coleta Seletiva no Rio de Janeiro: Estudo em Cinco Bairros Cariocas
Resumo: O estudo analisou a coleta seletiva domiciliar realizada pela Comlurb em cinco bairros do Rio de Janeiro. A pesquisa revelou uma distribuição relativamente homogênea da coleta na cidade, mas destacou a importância de uma maior divulgação sobre o funcionamento do processo e os impactos socioambientais da destinação correta dos resíduos.
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2021
Título: Análise das Percepções de Alunos e Professores sobre a Compostagem
Resumo: A pesquisa investigou a percepção de alunos e professores sobre a compostagem, considerando seu papel na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A análise identificou que a principal motivação para a prática foi a busca por fertilizantes, enquanto a maior dificuldade enfrentada foi a falta de espaço. Os resultados podem subsidiar futuras ações de educação ambiental em plataformas online.
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2021
Título: Tecnologia Social e Meio Ambiente: Análise de Estudos Publicados nos Anais do Congresso Nacional de Educação Ambiental
Resumo: O estudo analisou como as tecnologias sociais são abordadas em pesquisas sobre educação ambiental, a partir de um levantamento bibliográfico no Congresso Nacional de Educação Ambiental (CNEA). Foram identificadas quatro categorias principais: ações educativas, moradia, renda e saneamento básico. A maior parte das publicações ocorreu em 2017, com destaque para a região Nordeste. Os resultados indicam que, embora a tecnologia social seja aplicada, o termo ainda é pouco citado, evidenciando a necessidade de maior disseminação do tema.
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2021
Título: Análise dos Embargos por Crimes Ambientais em Unidades de Conservação Federais do Rio de Janeiro de 2010 a 2020
Resumo: A pesquisa investigou os embargos realizados pelo ICMBio em Unidades de Conservação (UC) federais do Rio de Janeiro entre 2010 e 2020, identificando 656 embargos. Os crimes ambientais mais comuns foram contra a flora e atividades potencialmente poluidoras sem autorização. Os resultados apontam desafios na gestão territorial dessas áreas, sugerindo a necessidade de uma abordagem integradora e atenta às particularidades locais de cada UC.
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2021
Título: Benefícios Socioambientais da Agroecologia Urbana no Rio de Janeiro: Estudo de Caso do Programa Hortas Cariocas no Morro do São Carlos
Resumo: O estudo analisou o Programa Hortas Cariocas no Morro do São Carlos, onde um antigo lixão foi transformado em uma horta comunitária produzindo mais de 50 tipos de alimentos orgânicos. A pesquisa destaca a agroecologia urbana como ferramenta para geração de empregos, capacitação e segurança alimentar. Contudo, alerta para a necessidade de planejamento adequado das hortas urbanas, visando minimizar os impactos da poluição do solo.
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2021
Título: Importância das Unidades de Conservação: Reflexões a partir de um Levantamento em Anais do SIGABI
Resumo: A pesquisa traçou um panorama da produção científica sobre Unidades de Conservação (UC) nos anais do evento SIGABI, entre 2012 e 2020. O estudo buscou identificar as principais temáticas investigadas, evidenciando a relevância desses espaços para a conservação ambiental e sugerindo caminhos para novas pesquisas sobre o tema.
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2021
Título: Instrumentos para a Gestão dos Recursos Hídricos em Unidades de Conservação: O Caso do Parque Nacional da Tijuca
Resumo: O estudo inventariou os instrumentos utilizados para a gestão dos recursos hídricos no Parque Nacional da Tijuca, analisando os desafios na sua aplicação. Os resultados podem auxiliar no gerenciamento hídrico e na implementação de estratégias mais eficazes para a conservação desses recursos dentro de Unidades de Conservação.
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2021
Título: Percepção de alunos e professores de uma instituição pública do Rio de Janeiro sobre compostagem
Resumo: O estudo investigou como estudantes da educação básica, ensino superior, pós-graduação e professores de uma instituição pública do Rio de Janeiro percebem a prática da compostagem. Os resultados poderão contribuir para ações futuras de educação ambiental e divulgação científica, especialmente no que se refere à gestão de resíduos orgânicos.
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2021
Título: O SUS sob a ótica da divulgação científica em tempos da Covid-19: uma análise da Revista Pesquisa FAPESP
Resumo: A pesquisa analisou como a Revista Pesquisa FAPESP abordou questões relacionadas à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. Utilizando a Análise de Conteúdo, verificou-se que a revista apresentou uma visão equilibrada do SUS, destacando seus desafios e sua importância. A abordagem contribui para que o público compreenda a relevância do SUS para a qualidade de vida dos brasileiros.
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2021
Título: Atividades pedagógicas sob enfoque CTS: tendências em edições do ENPEC
Resumo: O estudo analisou publicações do ENPEC sobre atividades pedagógicas na educação básica com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Os resultados mostraram uma predominância de aulas expositivas e maior incidência de trabalhos nas regiões Sudeste e Sul. A análise de conteúdo foi o método mais utilizado. O estudo destaca a necessidade de ampliar pesquisas CTS com perspectivas pedagógicas aplicadas em sala de aula.
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2021
Título: O uso da Divulgação Científica no ensino de ciências: o que pensam os professores?
Resumo: A pesquisa investigou a percepção de professores de ciências sobre a inserção da Divulgação Científica (DC) no ensino. Um questionário online foi aplicado a 100 professores, e os dados foram analisados via Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a maioria utiliza recursos de DC, reconhecendo suas características, potencialidades e desafios para aplicá-los nas práticas pedagógicas. O estudo contribui para reflexões sobre o papel da DC na educação científica.
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2021
Título: A Educação Ambiental na Educação Infantil: um levantamento de trabalhos sobre o tema nas Atas no ENPEC (2011 a 2019)
Resumo: O estudo levantou trabalhos do ENPEC entre 2011 e 2019 sobre Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI). Apenas cinco artigos abordaram o tema, sendo três voltados diretamente às crianças, um à formação de professores e um relacionado à BNCC. As estratégias utilizadas incluíram desenhos com narrativas, rodas de conversa e confecção de materiais recicláveis. O baixo número de pesquisas evidencia a necessidade de ampliar estudos sobre EA na EI para sensibilizar crianças sobre a preservação ambiental.
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2021
Título: Educação Sexual e Educação em Saúde: Tendências no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: A pesquisa analisou a produção acadêmica sobre educação sexual dentro da linha temática “Educação em Saúde” no ENPEC entre 2011 e 2019. Os resultados indicam variações no número de trabalhos ao longo das edições, com predominância de pesquisas da região Sudeste e de universidades públicas federais. O Ensino Médio e os Anos Finais do Ensino Fundamental foram os segmentos mais abordados, e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram o principal foco temático dos trabalhos.
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2021
Título: Divulgação Científica em blogs: uma análise de quem publica
Resumo: Este estudo analisou a produção de conteúdo em blogs de divulgação científica, buscando identificar os atores sociais envolvidos e seu posicionamento nas postagens. Foram analisadas 491 postagens utilizando metodologias da netnografia. Os resultados indicaram uma predominância de divulgação informativa realizada por cientistas blogueiros nas categorias agenda/mural e matéria de divulgação científica. A pesquisa destaca a importância da diversidade de postagens para ampliar a interação entre cientistas blogueiros e o público, promovendo uma ciência mais acessível e participativa.
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2021
Título: Cinema e Corpo: o que dizem as dissertações e teses no Brasil
Resumo: A pesquisa realizou um levantamento de dissertações e teses no IBICT para identificar a produção acadêmica sobre cinema e corpo. Os resultados indicam que a maioria dos estudos concentra-se nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Entre os temas abordados, destacam-se a representação do corpo em relação a gênero, sexualidade e corpo social. A predominância de análises sobre filmes de longa-metragem evidencia a importância do cinema como meio de comunicação de massa na construção de discursos sobre o corpo.
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2021
Título: A Fiocruz no mundo virtual: análise das publicações da instituição no Facebook durante a pandemia pela COVID-19
Resumo: O estudo analisou 94 postagens da Fiocruz no Facebook entre março e maio de 2020, utilizando metodologias da netnografia e análise de conteúdo. A pesquisa revelou que a instituição adotou elementos visuais como vídeos, imagens e ilustrações para tornar as informações mais acessíveis. O engajamento do público foi maior em postagens sobre o vírus e a doença, destacando a importância das redes sociais na aproximação entre ciência e sociedade durante a pandemia.
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2021
Título: Educação Ambiental e os anos finais do Ensino Fundamental: um panorama dos trabalhos nos ENPECs (2013-2019)
Resumo: O estudo traçou um panorama das pesquisas sobre Educação Ambiental (EA) publicadas nos encontros ENPEC entre 2013 e 2019, focando nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise revelou que a maioria dos trabalhos envolveu estudantes e/ou professores, abordando atividades, práticas docentes e percepções sobre EA. O estudo contribui para reflexões sobre a inserção da EA nas escolas e fornece base para futuras investigações sobre sua aplicação no ensino.
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2021
Título: Museu Nacional em tempos de pandemia: estudo netnográfico das lives no Instagram
Resumo: O estudo analisou cinco lives promovidas pelo Museu Nacional no Instagram durante a pandemia de COVID-19. As lives, parte da série Museu Nacional Live, abordaram debates sobre ciência e pesquisa. Os resultados indicam que essas atividades ajudaram a manter a proximidade do museu com o público, proporcionando acesso contínuo à divulgação científica e permitindo reflexões sobre o impacto da pandemia nas práticas museológicas.
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2021
Título: Conhecimento científico no cinema: o que dizem os filmes de ficção científica?
Resumo: O estudo analisou a representação do conhecimento científico em 14 filmes de ficção científica, utilizando análise fílmica e categorial temática. Os resultados indicam uma predominância da visão do conhecimento como algo mutável, embora alguns filmes ainda retratem o conhecimento científico como fixo e absoluto. A pesquisa contribui para reflexões sobre como o cinema influencia a percepção pública da ciência e para futuras investigações sobre a construção do conhecimento científico na mídia.
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2021
Título: Interação do Museu do Amanhã com o público: possibilidades através do YouTube
Resumo: O estudo investigou a atuação do Museu do Amanhã no YouTube durante os cinco primeiros meses de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. A pesquisa analisou 59 vídeos publicados no período, abordando temas como meio ambiente, questões raciais e a pandemia. As iniciativas digitais, incluindo aulas de yoga, debates e lives, ampliaram a visibilidade do museu e mantiveram sua interação com o público, demonstrando a importância das plataformas digitais para a divulgação científica e cultural.
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2021
Título: Análise da linguagem do documentário “Quando éramos macacos”
Resumo: O estudo analisou a linguagem utilizada no documentário Quando Éramos Macacos, considerando aspectos de didaticidade, laicidade e cientificidade, conforme a caracterização de Zamboni (2001). Os resultados indicam que o documentário apresenta informações de forma acessível e didática, facilitando a compreensão do público sobre evolução e a natureza da ciência. No entanto, foram identificados equívocos na tentativa de aproximação com o público, ressaltando a importância de uma leitura crítica desses materiais.
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2021
Título: Lives de divulgação científica durante a pandemia: uma descrição do Instagram do Observatório Nacional
Resumo: O estudo analisou as lives promovidas pelo projeto ON na sua casa, do Observatório Nacional, no Instagram, durante a pandemia de Covid-19. Foram realizadas 16 lives, sendo 11 analisadas entre maio e julho de 2020. O formato envolveu pesquisadores interagindo com moderadores e espectadores via chat. O estudo destaca a importância das redes sociais na democratização do conhecimento científico, promovendo interação direta entre cientistas e sociedade e minimizando possíveis distorções na divulgação científica.
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2021
Título: Divulgação científica no ensino de ciências: o olhar docente
Resumo: O estudo investigou como professores de Ciências/Biologia, Física e Química utilizam e selecionam materiais de divulgação científica (DC) no ensino. Um questionário foi aplicado a cem educadores, e os resultados mostraram que eles utilizam esses recursos com base em critérios como linguagem acessível. O estudo destaca a necessidade de as escolas oferecerem suporte e materiais adequados para garantir a aplicação eficiente desses conteúdos no ensino.
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2021
Título: Análise da percepção de estudantes de engenharia ambiental acerca dos recursos hídricos
Resumo: O estudo investiga a percepção de estudantes de Engenharia Ambiental de instituições públicas do Rio de Janeiro sobre recursos hídricos. Foi aplicado um questionário abordando temas como a cobrança pelo uso da água, a Política Nacional de Recursos Hídricos e os órgãos reguladores. Os resultados indicam que, embora muitos estudantes conheçam as instituições responsáveis pela regulamentação da água, poucos compreendem suas funções. Além disso, a maioria desconhece a possibilidade de participação nos Comitês de Bacias Hidrográficas. O estudo destaca a importância da inclusão dos estudantes nesses espaços e sua contribuição para uma gestão participativa eficiente.
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2021
Título: Estudo de percepção dos estudantes de engenharia sobre tecnologia social
Resumo: A pesquisa analisa a percepção dos estudantes de engenharia de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro sobre Tecnologia Social (TS). Utilizando um questionário online e análise qualitativa de conteúdo, os resultados indicam que a maioria dos estudantes compreende os conceitos e aplicações da TS. Além disso, a pesquisa despertou maior interesse pelo tema e promoveu reflexões sobre sustentabilidade. O estudo conclui que o conhecimento sobre TS é essencial para engenheiros, permitindo escolhas mais sustentáveis e promovendo inclusão social e preservação ambiental.
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2021
Título: A produção de vídeos educativos sobre compostagem para gestão sustentável de resíduos orgânicos domésticos
Resumo: O estudo propõe a criação de vídeos educativos para sensibilizar a população sobre a importância da compostagem na redução de resíduos e na educação ambiental. Os vídeos apresentam definições, benefícios e instruções práticas para a implementação da compostagem doméstica, promovendo a gestão sustentável de resíduos orgânicos.
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2021
Título: A abordagem sobre répteis em textos de divulgação científica: o caso da Superinteressante
Resumo: A pesquisa analisa como a revista Superinteressante abordou o tema dos répteis entre janeiro de 2009 e abril de 2019. O estudo investiga a representatividade desses animais nos textos de divulgação científica, identificando possíveis estereótipos, lacunas e abordagens predominantes na comunicação científica voltada ao público geral.
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2021
Título: Análise da representação de primatas no documentário “Quando éramos macacos”
Resumo: O estudo investiga como os primatas são representados no documentário Quando Éramos Macacos, explorando aspectos ecológicos e evolutivos. A análise considera a forma como os primatas são retratados, destacando sua relevância na comunicação científica e na educação ambiental.
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2021
Título: A diversidade animal no anime Hunter x Hunter como instrumento de popularização da ciência
Resumo: O estudo analisa a representatividade animal na penúltima saga do anime Hunter x Hunter (2011, episódios 76 a 136), identificando e classificando taxonomicamente os animais fictícios apresentados. A pesquisa aponta que a maioria dos personagens zoomórficos possui características da família Formicidae, explorando o conceito de fagogênese. Além disso, o estudo sugere que o anime pode ser um recurso para popularização científica e ensino de zoologia, desde que acompanhado de adaptações explicativas.
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2021
Título: A divulgação científica chegou à escola: um relato de experiência sobre a relação da divulgação científica com o ambiente escolar
Resumo: O estudo relata a experiência de um minicurso sobre divulgação científica (DC) no ambiente escolar, realizado no VIII ENEBIO. Participantes discutiram conceitos, características e estratégias da DC, realizando atividades práticas. Os resultados indicam que o minicurso proporcionou novas perspectivas sobre o uso da DC na escola, ampliando conceitos e promovendo um olhar crítico sobre o tema.
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2021
Título: O uso de paródias musicais na divulgação científica: a controvérsia sobre a energia nuclear
Resumo: A pesquisa explora o uso de paródias musicais como ferramenta de divulgação científica, abordando controvérsias como a energia nuclear. Uma paródia baseada na música Meu Ébano (Alcione) destaca vantagens e riscos da energia nuclear. O estudo sugere que paródias podem tornar temas científicos mais acessíveis, estimulando o pensamento crítico e promovendo uma visão mais ampla sobre a ciência.
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2021
Título: Percepções de estudantes de engenharia ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos
Resumo: A pesquisa investiga a percepção de estudantes de Engenharia Ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos, utilizando a técnica de grupo focal. Foram discutidos temas como órgãos regulamentadores, Política Nacional de Recursos Hídricos e Comitês de Bacias Hidrográficas. O estudo destaca a importância da participação dos estudantes em pesquisas e na gestão participativa da água.
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2021
Título: Modelo de DNA com bala de goma: uma proposta didática para o ensino de Biologia
Resumo: O estudo apresenta uma atividade prática para o ensino de Biologia, utilizando balas de goma para a construção de modelos de DNA. A metodologia busca facilitar a compreensão de conceitos abstratos da genética, promovendo a experimentação e o aprendizado ativo. O relato de experiência foi realizado com estudantes do ensino médio de uma escola pública no Rio de Janeiro.
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2021 – Análise dos embargos por crimes ambientais em Unidades de Conservação Federais do Rio de Janeiro de 2010 a 2020
O estudo analisou 656 embargos realizados pelo ICMBio em Unidades de Conservação (UC) federais do Rio de Janeiro entre 2010 e 2020, sendo 392 em Unidades de Proteção Integral e 264 em Unidades de Uso Sustentável. A pesquisa identificou que 92,2% dos embargos ocorreram em apenas oito UC, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina (31,4%). As principais infrações foram contra a flora (30,3%) e a construção irregular de empreendimentos (50,2%). Os resultados evidenciam desafios como conflitos fundiários, expansão urbana e problemas na gestão territorial das UC.
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2021 – Comunidades locais e unidades de conservação: mapeamento de teses e dissertações brasileiras
Este estudo mapeou 14 teses e dissertações publicadas entre 2013 e 2019 sobre a relação entre comunidades locais e Unidades de Conservação (UC), sendo a maioria pesquisas de mestrado (12) e com predominância na região Sul do Brasil. A pesquisa destacou que grande parte dos estudos aborda UC de Proteção Integral no bioma Mata Atlântica, com enfoque em Ecologia e metodologias quali-quantitativas. O levantamento revelou lacunas no conhecimento da comunidade sobre as restrições das UC, mas também identificou uma percepção conservacionista e valorização dos serviços ambientais.
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2021 – Instrumentos para a gestão de recursos hídricos em Unidades de Conservação: o caso do Parque Nacional da Tijuca
O estudo analisou os instrumentos utilizados para a gestão dos recursos hídricos no Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação em área urbana no Rio de Janeiro. Foram avaliadas políticas e diretrizes nacionais e estaduais voltadas para o controle da qualidade e quantidade da água, destacando a importância da articulação entre legislação, fiscalização e sensibilização da população. O estudo reforça a necessidade de estratégias que promovam a troca de experiências e a integração de ferramentas de gestão hídrica no contexto das UC.
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2021 – Proteção dos recursos hídricos em Unidades de Conservação: ações em planos de bacias hidrográficas
A pesquisa analisou os Planos de Bacia Hidrográfica (PBH) do Estado do Rio de Janeiro, com foco na proteção dos recursos hídricos em Unidades de Conservação. Foram estudadas as ações previstas nos PBH das regiões hidrográficas I, II e VIII, identificando a necessidade de maior articulação com os conselhos gestores das UC e do acompanhamento das medidas de conservação. Os resultados mostram que muitas ações voltadas às UC têm prazo de execução de médio a longo prazo, exigindo monitoramento contínuo para garantir sua efetividade.
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2021 Compostagem na Ilha de Paquetá: análise da percepção dos moradores
A pesquisa investigou a percepção dos moradores da Ilha de Paquetá sobre a compostagem, a partir de um levantamento online no grupo do Facebook do movimento Plantar Paquetá. Dos 45 participantes, 47% realizam compostagem, 42% descartam o lixo orgânico junto ao comum e 11% reutilizam os resíduos sem compostagem. O estudo identificou desafios na disseminação da prática e a necessidade de ações educativas mais direcionadas para ampliar a adesão da população à compostagem como alternativa para a gestão de resíduos.
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2021 Educação ambiental em Unidades de Conservação: o que dizem os Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio
A pesquisa analisou 1.058 resumos de trabalhos apresentados nos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC) do ICMBio entre 2009 e 2020, identificando 35 estudos sobre Educação Ambiental (EA) em Unidades de Conservação (UC). A temática representou apenas 3,3% das pesquisas, com maior concentração na Região Sudeste e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Os resultados indicam que a EA ainda tem um papel coadjuvante nas pesquisas do ICMBio, sugerindo a necessidade de mais investimentos e parcerias para fortalecer sua abordagem nas UC federais.
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2021 Se você viu, você sabe: uma análise netnográfica da campanha de sensibilização sobre crimes ambientais
O estudo analisou a campanha “Se você viu, você sabe.”, do Programa Linha Verde, que visa sensibilizar a população sobre crimes ambientais via Facebook. Entre 2019 e 2021, foram 96 postagens sobre carvoaria clandestina, construção irregular, pesca irregular, caça irregular e extração mineral clandestina. A construção irregular recebeu maior engajamento, com 41,2% das reações. Os comentários revelaram elogios à campanha, críticas aos órgãos fiscalizadores e denúncias. O estudo destaca o potencial das redes sociais na conscientização e mobilização ambiental.
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2020
Levantamento sobre a produção científica relacionada às espécies exóticas Artocarpus heterophyllus e Artocarpus integrifolia no Brasil
Resumo: A pesquisa investigou a produção científica sobre jaqueiras no Brasil entre 2010 e 2019, analisando teses e dissertações no Banco de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 27 estudos, a maioria focada em Artocarpus heterophyllus, abordando temas como química, ecologia e genética. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre o impacto dessas espécies exóticas nos ecossistemas.
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2020
Aspectos da visitação no Parque Nacional da Tijuca: percepções dos frequentadores
Resumo: O presente estudo foi realizado no Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada em meio urbano, fato que contribui para a sua marca expressiva de visitantes ao longo do ano. Dentre os objetivos do Parque Nacional está a preservação de ecossistemas naturais de relevante interesse ecológico, além de viabilizar a realização de pesquisas científicas e promoção de atividades de educação ambiental em seu interior (Brasil, 2000). Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o perfil dos visitantes do PNT em relação à gestão do Parque, a percepção destes quanto ao nível de impacto de algumas atividades humanas (como ruídos, vandalismo, descarte incorreto de resíduos, alimentar os animais, pisoteio e compactação do solo) e como estas podem interferir em seu funcionamento. Além disso, reconhecer a relevância de elementos como lixeiras, placas informativas, fiscalização e segurança na UC, além da aprovação dos visitantes para realização de piquenique e uso de churrasqueira. Por fim, buscou-se reconhecer a concordância das pessoas em relação à implementação de estabelecimentos (a saber, restaurante, cafeteria e quiosques) no local. A metodologia do trabalho foi composta pela aplicação de 99 questionários, contendo 33 questões. Havia oito perguntas fechadas, 11 abertas – analisadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin – e 14 questões fechadas, fazendo uso da escala Likert para adquirir dados como o nível de impacto de ações antrópicas. Com as respostas obtidas, verificou-se que 52 visitantes eram do sexo feminino e as faixas etárias mais frequentes foram, respectivamente, 40 anos ou mais e 19 a 25 anos. Quanto à gestão do Parque, 55 dos visitantes a classificaram como boa. No que se refere à importância do PNT para os visitantes, pode-se destacar sua relevância histórica, ambiental, grande biodiversidade, além de ser um local propício para lazer e contato com a natureza. Em relação ao nível de impacto de algumas ações antrópicas, os visitantes consideraram os ruídos como uma prática de médio impacto e atividades como vandalismo (70), descarte incorreto de resíduos (90), alimentar os animais (70), pisoteio e compactação do solo (50) foram mencionadas como de alto impacto ao Parque. Sobre a implementação de lixeiras, 63 consideraram como algo muito importante e que estas deveriam ser instaladas em pontos estratégicos, como aqueles com grande aglomeração de pessoas. Em suma, a análise desses dados além de cumprir com objetivo de reconhecimento do perfil dos visitantes e sua percepção sobre impactos ambientais no PNT, também contribui para a conservação do Parque à medida que auxilia a realização de demais estudos na área. Por fim, divulgando os resultados da pesquisa, os autores pretendem auxiliar no planejamento e execução das atividades previstas no Plano de Manejo da UC.
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2020
Sugestão de melhorias na gestão de resíduos sólidos e educação ambiental: uma proposta de aplicação para o Parque Nacional da Tijuca – RJ
Resumo: A irresponsabilidade no descarte e gestão de resíduos sólidos pode ter um sério impacto no meio ambiente, como a poluição das águas subterrâneas, a alteração dos nichos ecológicos da região e a degradação ambiental do ecossistema local. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da gestão de resíduos sólidos, por meio da análise dos planos de manejo de 32 Unidades de Conservação (UCs), de um total de 55 UCs localizadas no Estado do Rio de Janeiro e propor estratégias de manejo e educação ambiental na gestão de resíduos sólidos no Setor Floresta, localizado no Parque Nacional da Tijuca (PNT). Os planos de manejo foram analisados entre agosto de 2019 e janeiro de 2020 e foram identificadas três ações que estão sendo implementadas em outras UCs e auxiliariam na gestão de resíduos sólidos do PNT, caso viessem a ser implementadas pelos gestores do Parque: A Instalação de lixeiras de coleta seletiva, a realização de campanhas educativas sobre resíduos sólidos em dias de alta visitação e a avaliação e monitoramento dos diferentes tipos de resíduos e as suas consequências para o meio ambiente. A primeira e a segunda ação visam que os visitantes passem a ter o sentimento de pertencimento em uma UC, além de facilitar a separação dos resíduos sólidos por matéria-prima para a sua posterior coleta e destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Enquanto que a terceira ação tem a finalidade de monitorar quais áreas do Parque sofrem maior degradação ambiental e, consequentemente, demandam maior atenção por parte dos gestores. Portanto, em razão deste trabalho ser um recorte de um projeto de iniciação científica, os autores pretendem contribuir para o Plano de Manejo do PNT por meio deste estudo. (CNPq)
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2020
Tecnologia aplicada ao meio ambiente: um estudo em evento da área ambiental
Resumo: A tecnologia é a atividade do transformar, do modificar e do agir a partir da ciência. Seu uso e aplicação é diverso e depende de cada tipo de conhecimento e problema a ser solucionado. Destaca-se a tecnologia aplicada na área ambiental, aquela responsável por proteger e conservar a natureza, além de tornar um sistema mais produtivo e ecológico. Para investigar os trabalhos que usam a tecnologia ambiental, foi feito um levantamento nos anais do Congresso Nacional de Meio Ambiente na cidade Poços de Caldas, em Minas Gerais, tendo em vista que é um dos maiores congressos do Brasil na área ambiental e acontece todos os anos. Se concentrando em 5 edições (2015 a 2019) e utilizando os termos de busca “tecnologia” e “tecnológico”, foram encontrados 28 artigos, que posteriormente foram analisados, com pelo menos um dos termos no título. Em seguida, foram criadas cinco categorias de forma a agrupar os trabalhos de acordo com o método utilizado, foram elas: tecnologia digital, tecnologia como inovação sustentável, tecnologia como avaliação de um produto, tecnologia como formulação de ideias e tecnologia como descrição de necessidade. Assim, após a leitura dos resumos de todos os artigos, foram descartados três por não se enquadrarem em nenhuma das categorias. Nota-se que o ano em que ocorreu o maior número de publicações sobre tecnologia na área do meio ambiente foi 2016, contudo, a partir de 2017 a ocorrência de artigos nessa temática só diminuiu. Também foram verificados o público-alvo e a distribuição de acordo com a região geográfica e instituição de origem. Em relação ao público-alvo, foi observado que a maioria dos trabalhos são revisões de literatura, experiências laboratoriais e simulações, portanto, não possuem público-alvo específico. Sobre a distribuição geográfica das publicações, o estado de São Paulo foi o que mais apresentou artigos (sete), seguido por Minas Gerais (cinco) e Rio de Janeiro (três), sendo que cinco dos sete artigos de São Paulo foram submetidos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em suma, foi possível perceber com essa análise a importância do uso da tecnologia na área ambiental, avaliando impactos, modificando métodos, propondo soluções e agindo, sempre com preocupação constante com a sustentabilidade e o meio ambiente. Destacamos também que não foram encontrados trabalhos que criassem ou fizessem uso de aplicativos digitais em relação direta com o meio ambiente, como por exemplo, para melhorar a interação de visitantes de alguma unidade de conservação ou incentivar e facilitar a visita. Destaca-se que o número de trabalhos ainda é bastante reduzido, indicando que é uma área que pode e precisa ser mais explorada.
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2020
Resíduos sólidos: o que pensam estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro
Resumo: Os resíduos sólidos podem ter origem em diversas ações. Considerando que todo processo produz resíduos, ações individuais e coletivas podem contribuir para a diminuição dos impactos ambientais causados por essa produção. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental de estudantes do ensino médio sobre resíduos sólidos. Para isto, foi aplicado um questionário online para 232 alunos de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Os estudantes apresentaram certa aproximação e conhecimento relacionados aos resíduos. No entanto, a atuação individual ainda é bastante insipiente, como por exemplo, na questão da separação dos materiais para reciclagem. Essa distância percebida entre o saber e o fazer pode ser encurtada através de práticas de educação ambiental. Com nossos resultados, destacamos a importância da análise da percepção ambiental para a elaboração de estratégias voltadas para a sensibilização dos indivíduos.
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2020
TECNOLOGIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DE METATEORIAS EM ESTUDOS NACIONAIS
Resumo: Os problemas ambientais nunca são isolados e relacionam: economia, cultura e política. A antiga e ingênua ideia de que mais tecnologia levaria a mais produção de bens e serviços e melhor distribuição de renda com preservação ambiental não deve ser mais sustentada. Em oposição à tecnologia convencional, houve a concepção teórica e as práticas consolidadas da Tecnologia Social (TS). Além do componente cultural, as TS equilibram a falta de renda e emprego na economia formal além de preservar o meio ambiente pelo baixo ou inexistente impacto ambiental. As pesquisas com TS no Brasil são recentes, datam do começo deste século. De forma geral, as pesquisas buscam enfoques para compreensão metodológica da realidade. Então, no presente estudo, objetivamos compreender quais macroteorias são usadas em pesquisas acadêmicas de dissertações e teses sobre TS com perspectivas ambientais. Portanto, realizamos uma pesquisa documental com levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que articulavam Tecnologia Social e Meio Ambiente. Foram identificadas 11 dissertações e uma tese. Verificamos que dos três grandes enfoques (metateorias), o marxismo foi o mais usado, ou seja, em nove trabalhos. Infere-se que esta abordagem metateórica foi a mais empregada pelo fato da TS contribuir para a inclusão social e a ação direta dos sujeitos dessas tecnologias contribuírem para além da contemplação da realidade, mas para a mudança de paradigma com inclusão social.
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2020
CULTO AO CORPO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE ESTUDOS SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo: O corpo humano é tema de interesse de diversos setores da sociedade, como as grandes empresas de consumo e da mídia, onde normalmente são ancoradas por especialistas. Tal interesse não é ingênuo e estimula padrões de vida controlados no que pode ser chamado de culto ao corpo. Neste contexto, considerando seu potencial de reforçar ou quebrar estereótipos, a Divulgação Científica (DC) se destaca nesta temática e pode ser utilizada para reflexão do corpo para além dos padrões impostos pela sociedade. Por isso, este estudo teve como objetivo analisar de que forma os recursos de DC estão sendo utilizados para tratar a temática do corpo no contexto do fenômeno do culto ao corpo. Para isso, foi feito um recorte de uma pesquisa mais ampla que identificou, a partir de um levantamento em periódicos, as abordagens do corpo presentes nos materiais de DC. A análise dos artigos foi feita com base na análise categorial proposta por Bardin. Os resultados apontam para o reforço do estereótipo de corpo perfeito, principalmente nos artefatos infantis, como animações de cinema. Além disso, o incentivo ao consumo foi notado em revistas e filmes, de modo a estimular o receptor a alcançar o corpo “perfeito” através de cirurgias plásticas, alimentos e academias de musculação. Em conclusão, este estudo destaca a importância de uma reflexão mais crítica, por parte da sociedade, sobre os padrões de beleza impostos. Um dos possíveis caminhos para isso é a discussão deste tema no contexto escolar.
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2020
Instrumentos para proteção dos recursos hídricos em Unidades de Conservação: o caso do Parque Nacional da Tijuca
Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns instrumentos relacionados à gestão e à proteção dos recursos hídricos em Unidades de Conservação (UC), tendo como exemplo o Parque Nacional da Tijuca (PNT), a fim de facilitar o gerenciamento hídrico nessas áreas e assegurar às atuais e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos seus respectivos usos (Brasil, 1997, art. 2º).
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2020
O ensino de Química em espaços não formais: mapeamento nas últimas cinco edições do ENEQ
Resumo: Este trabalho objetivou investigar de que forma os museus e espaços não formais têm sido utilizados no ensino de Química. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos completos publicados nos anais das últimas cinco edições do ENEQ. Foram encontradas seis categorias, destacando-se a atuação/formação de professores e a criação de um espaço não formal. A pesquisa mostra que em todas as edições analisadas houve publicações sobre este tema, com destaque para o ENEQ de 2016, que apresentou o maior número de publicações. Destaca-se também a predominância de trabalhos sobre ensino de Química e espaços não formais nas regiões Sul e Sudeste do país. Foi possível concluir que esta é uma área de interesse dos pesquisadores que participaram dos ENEQ nos últimos dez anos, para a qual há contribuição de todos os trabalhos completos apresentados nos eventos, e que pode ser ainda mais pesquisada dada a sua relevância.
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2020
O potencial de documentários para o ensino de ciências: uma revisão sistemática
Resumo: A utilização de documentários no ensino de Ciências é uma prática recorrente, mas que exige análise cuidadosa para garantir um aprendizado crítico e reflexivo. O presente estudo realizou uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2000 e 2020 na base de dados SciELO, analisando como os documentários têm sido utilizados como ferramenta didática. Os resultados indicam que, embora a produção científica sobre o tema tenha crescido nos últimos anos, ainda há poucos estudos brasileiros abordando o assunto. O potencial didático dos documentários é evidente, mas é essencial que sua exibição seja acompanhada de atividades que estimulem a leitura crítica dessas produções audiovisuais.
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2020
Atividades Didáticas no Ensino de Ecologia: experiências na Educação Básica
Resumo: O ensino de Ecologia pode ser enriquecido por atividades didáticas inovadoras, tornando o aprendizado mais significativo para os alunos. Este estudo apresenta experiências didáticas realizadas no Ensino Fundamental e Médio, incluindo visitas a museus, produção de paródias e elaboração de modelos didáticos. A partir da análise dos resultados, observou-se que tais atividades permitem uma maior conexão dos alunos com os temas ecológicos, favorecendo um aprendizado mais significativo e emocionalmente envolvente.
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2020
Experiências didáticas com professores e alunos do ensino fundamental de escolas do sul e sudeste do Brasil
Resumo: O presente estudo aborda experiências didáticas desenvolvidas com professores e alunos do Ensino Fundamental em diferentes escolas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Foram realizadas atividades práticas, rodas de conversa e uso de tecnologias educacionais para potencializar o ensino de Ciências. Os relatos demonstram que práticas bem planejadas despertam maior interesse dos alunos e promovem um ensino mais dinâmico e contextualizado, evidenciando a importância da formação continuada dos docentes para o uso dessas estratégias.
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2020
COVID-19: UMA PERSPECTIVA SANITÁRIA
Resumo: O presente estudo analisou a relação entre saneamento básico e a disseminação da COVID-19. Foi realizada uma revisão de literatura para verificar se há evidências da presença do SARS-CoV-2 em águas residuárias e seu potencial de transmissão. Os resultados indicam que, embora o vírus tenha sido detectado em amostras de esgoto, não há evidências científicas que comprovem sua transmissão fecal-oral. No entanto, a pesquisa reforça a importância de mais estudos sobre o tema, considerando a necessidade de aprimoramento dos sistemas de saneamento e tratamento de águas residuárias como medida de prevenção sanitária.
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2020
Estudos de percepção ambiental: tendências no Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas
Resumo: Este estudo analisou a relação entre percepção ambiental e educação ambiental, a partir de publicações apresentadas no Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas entre os anos de 2015 e 2019. Foram investigados os temas abordados nos estudos, as metodologias utilizadas e as principais contribuições para a formulação de políticas e programas de gestão ambiental. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhos possui abordagem qualitativa e crítica, evidenciando a importância da percepção ambiental como ferramenta para conscientização e transformação social.
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2020
IMPORTÂNCIA DAS SAÍDAS DE CAMPO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA AMBIENTAL
Resumo: O presente estudo investigou a importância das saídas de campo na formação de estudantes de Engenharia Ambiental. A pesquisa, realizada com alunos de diferentes períodos do curso, buscou compreender como essas atividades contribuem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades profissionais. Os resultados indicam que as saídas de campo proporcionam reflexões críticas sobre os desafios ambientais, fortalecem a relação entre teoria e prática e despertam o interesse dos alunos pela pesquisa e atuação profissional na área ambiental.
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2019
Levantamento de espécies exóticas em Unidades de Conservação Federais no Estado do Rio de Janeiro
Resumo: O aumento da população humana vem reduzindo a biodiversidade. Atividades como caça predatória, destruição dos ecossistemas e introdução de espécies exóticas agravam esse cenário. Este estudo analisou a ocorrência de espécies exóticas em Unidades de Conservação federais no estado do Rio de Janeiro. Foram consultados planos de manejo de 19 UCs através do portal do ICMBio. O estudo identificou espécies exóticas comuns e alertou para a necessidade de estratégias de controle e monitoramento.
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Levantamento dos impactos dos resíduos sólidos no Parque Nacional da Tijuca: o caso da Trilha do Estudante
Resumo: O descarte inadequado de resíduos sólidos pode causar sérios impactos ambientais. Este estudo analisou resíduos na Trilha do Estudante, no Parque Nacional da Tijuca, entre 2017 e 2019. Foram identificados materiais como pilhas, parafina e alumínio, que podem prejudicar o ecossistema local. O estudo busca contribuir para o Plano de Manejo do parque.
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2019
Percepção dos visitantes sobre a gestão de resíduos sólidos e impactos da visitação no Parque Nacional da Tijuca
Resumo: O estudo investigou a percepção dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca sobre resíduos sólidos e impactos da visitação. Foram aplicados questionários e identificadas preocupações com a gestão do parque, impacto ambiental e a necessidade de melhorias na sinalização, fiscalização e segurança.
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2019
A reelaboração discursiva a partir da inserção de textos de divulgação científica nos livros didáticos de biologia
Resumo: Este estudo analisou as alterações nos textos de Divulgação Científica quando inseridos em livros didáticos de Biologia. Foram identificadas mudanças como eliminações e reordenações de informações, o que pode impactar o ensino-aprendizagem dos alunos.
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2019
Controvérsias na ciência: tê-las ou não tê-las? Representações de professores de ciências e nos textos de museus no Rio de Janeiro e em York (Inglaterra)
Resumo: O estudo investigou as representações sociais de professores sobre controvérsias na ciência e como esse tema aparece nos textos de museus no Rio de Janeiro e em York (Inglaterra). Foram coletados dados por meio de questionários e análises de exposições.
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2019
O uso de jogos pedagógicos na educação ambiental: análise dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES de 2010 a 2018
Resumo: Este estudo analisou 17 artigos sobre o uso de jogos pedagógicos na educação ambiental, identificando suas temáticas e impactos no ensino-aprendizagem. Conclui-se que os jogos podem tornar as aulas mais interessantes e facilitar a compreensão dos conteúdos ambientais.
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2019
A divulgação científica e os temas ambientais na mídia impressa
Resumo: O estudo analisou como a divulgação científica apresenta temas ambientais na mídia impressa. Foram investigados artigos das revistas Superinteressante, Scientific American Brasil, Veja e Época, considerando seu potencial de sensibilização e problematização do conhecimento científico.
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2019
Análise de comerciais da campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”: contribuições para o ensino na perspectiva da educação ambiental crítica
Resumo: A pesquisa analisou comerciais da campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil” para compreender como suas estratégias publicitárias constroem uma visão parcial sobre o agronegócio. O estudo destaca o potencial do uso de propagandas na educação ambiental crítica.
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2018
Estudo comparativo do contributo dos espaços educativos não formais na divulgação científica e ensino de ciências, no Brasil e em Portugal
Resumo: O estudo comparou o papel de espaços educativos não formais na divulgação científica e ensino de ciências no Brasil e em Portugal. Foram analisados o AquaRio e o Museu do Amanhã, no Brasil, e o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento, em Portugal.
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2018
Análise das compreensões de estudantes do Ensino Fundamental sobre Ciência e Tecnologia no Brasil
Evento: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.
Resumo: A pesquisa analisou as crenças de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o sucesso científico e tecnológico do Brasil e suas possíveis relações com o ensino de ciências. Os resultados mostraram que os alunos reconhecem a ciência e a tecnologia como elementos fundamentais para o desenvolvimento do país.
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2018
Documentários ambientais: contribuições para a sensibilização ambiental no ensino superior
Evento: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.
Resumo: O estudo avaliou o impacto de um documentário ambiental no aprendizado de alunos do ensino superior. Os resultados indicaram que o uso de recursos audiovisuais promoveu maior motivação e sensibilização, favorecendo a compreensão de conceitos ambientais.
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2018
Trilhas ecológicas no ensino de ciências: uma análise em teses e dissertações brasileiras
Evento: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.
Resumo: O estudo analisou a recorrência de palavras-chave e referenciais teóricos em pesquisas sobre trilhas ecológicas no ensino de ciências. Constatou-se que a Educação Ambiental é a temática mais abordada, sendo referenciada em metodologias científicas e epistemologia educacional crítica.
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2018
Os estudos de representações sociais nas pesquisas em ensino de Biologia: um levantamento a partir das seis edições dos ENEBIOs
Evento: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.
Resumo: O levantamento revelou uma crescente utilização da Teoria das Representações Sociais em pesquisas sobre o ensino de Biologia. No entanto, observou-se que os estudos ainda são restritos quanto aos seus objetos e sujeitos. Os dados indicam tendências e novas abordagens para a área.
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2018
Análise de imagens de textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos de Biologia
Evento: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.
Resumo: O estudo analisou 31 imagens de textos de divulgação científica em sete livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Observou-se que a maioria das imagens apresenta caráter naturalista e simbólico, havendo alterações de significado em relação às publicações originais. Essas mudanças podem estar ligadas a intenções didáticas dos autores.
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2017
Consumo e Divulgação Científica: contribuições na formação de estudantes do Ensino Médio
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo investigou a contribuição da divulgação científica na discussão sobre hábitos de consumo com alunos do ensino médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. Foram utilizados textos das revistas Scientific American Brasil e Ciência Hoje para sensibilização sobre consumo e meio ambiente. A análise dos questionários aplicados revelou que as atividades proporcionaram um momento importante de reflexão, resultando em respostas mais elaboradas e contextualizadas.
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2017
O ensino de Zoologia: um levantamento das produções nas atas do ENPEC
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O ensino de Zoologia é frequentemente descrito como descontextualizado e sem enfoque evolutivo. Esta pesquisa analisou 38 trabalhos apresentados nas atas do ENPEC entre 1997 e 2015, identificando predominância de estudos sobre concepções e percepções dos alunos sobre animais. A maioria das pesquisas não abordou grupos zoológicos específicos, e houve concentração de trabalhos oriundos do Sudeste e Sul do Brasil.
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2017
Uso da fotografia como ferramenta para a percepção ambiental sobre a Baía de Guanabara
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo investigou as percepções dos visitantes de uma exposição sobre a Baía de Guanabara, utilizando fotografias como ferramenta de sensibilização. Os resultados mostraram que os visitantes associaram a Baía a uma visão paisagística e também a um ambiente degradado e poluído. A exposição contribuiu com novas informações e evidenciou lacunas no conhecimento ambiental.
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2017
Divulgação da Ciência em espaços não formais: levantamento de trabalhos publicados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo realizou um levantamento de 27 trabalhos sobre museus do Rio de Janeiro publicados no ENPEC. A análise evidenciou a importância desses espaços na formação científica da sociedade, destacando o papel dos museus na divulgação crítica dos produtos da ciência.
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2017
A Biologia Celular em textos de divulgação científica
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo analisou a presença da Biologia Celular em revistas científicas de grande circulação. Os resultados indicam que a área é amplamente abordada e pode servir como referência para educadores e pesquisadores, contribuindo para um ensino mais acessível e compreensível.
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2017
Divulgação Científica e crise hídrica: um estudo de caso de textos da Ciência Hoje das Crianças
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo analisou edições da revista Ciência Hoje das Crianças entre 2011 e 2015 para verificar como a crise hídrica foi abordada. O levantamento mostrou que leitores solicitaram mais conteúdos sobre o tema, reforçando a importância de abordar a falta d’água de forma educativa.
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2017
Ciência e Arte: contribuições do teatro científico para o ensino de ciências em Atas do ENPEC
Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
Resumo: O estudo analisou 19 trabalhos sobre teatro científico no ENPEC, sendo 11 em espaços formais e 8 em espaços não formais, como museus. Os resultados indicam um crescimento na relação entre ciência e arte na educação, sugerindo novas possibilidades interdisciplinares.
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2017
Análise da contribuição de uma trilha ecológica para a sensibilização ambiental de estudantes da educação básica
Evento: IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017.
Resumo: A pesquisa avaliou os impactos de uma trilha ecológica na conscientização ambiental de estudantes. Os resultados mostraram maior compreensão crítica sobre impactos humanos na água, solo e florestas, além de despertar interesse por mais atividades do tipo.
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2017
Educação Ambiental e mídia impressa: investigação da potencialidade didática das revistas Scientific American Brasil e Veja sobre o tema crise hídrica
Evento: IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017.
Resumo: A pesquisa analisou como Veja e Scientific American Brasil abordaram a crise hídrica entre 2013 e 2016. A Scientific American apresentou o tema de forma mais integrada, enquanto a Veja o reportou ao longo do tempo. Concluiu-se que ambas as revistas possuem potencial educativo para uma leitura crítica sobre o tema.
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2017
Contribuições de uma exposição sobre a Baía de Guanabara para a sensibilização ambiental dos visitantes
Evento: IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2017.
Resumo: O estudo investigou o impacto de uma exposição sobre a Baía de Guanabara na percepção dos visitantes. Os resultados mostraram que a exposição contribuiu para uma visão mais ampla do ambiente, indo além da percepção de um local degradado.
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