O Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) é composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais que tem compromisso pela ciência, educação e pelo impacto social do conhecimento. Nossa equipe é formada por pesquisadores, educadores, cientistas e profissionais de comunicação, que atuam de forma colaborativa para promover a integração entre a divulgação científica e o ensino de ciências, sempre com um compromisso com a qualidade, inovação e relevância social e ambiental.
Coordenador
O LABDEC é coordenado por um pesquisador com mais de 17 anos de experiência na área de divulgação científica e ensino de ciências. Sua trajetória inclui diversas publicações e uma atuação constante no desenvolvimento de projetos que buscam transformar a forma como a ciência é compartilhada e compreendida no contexto educacional. A coordenação do LABDEC é pautada pela busca contínua por novas abordagens para a educação científica, com um forte compromisso com a formação de educadores e a disseminação do conhecimento.
Prof. Dr. Marcelo Borges Rocha
Coordenador
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura. rochamarcelo36@yahoo.com.br
Pesquisadores
Nossa equipe de pesquisadores é composta por doutores, mestres e especialistas em diversas áreas do conhecimento, com ampla experiência na realização de investigações científicas, educacionais e comunicacionais. Eles são responsáveis pela concepção e execução dos projetos de pesquisa do laboratório, contribuindo com seus conhecimentos para a produção de materiais acadêmicos e científicos, além de orientarem trabalhos de alunos de graduação e iniciação científica.
A equipe do LABDEC é, sem dúvida, o forte do nosso laboratório. Juntos, buscamos promover uma educação científica mais inclusiva, acessível e relevante, sempre com o propósito de aproximar a ciência da sociedade e contribuir para o avanço do conhecimento e da sustentabilidade.

Clara dos Santos Baptista
Doutoranda PPCTE
Possui Bacharelado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016), tendo neste período, cursado graduação sanduíche na Humboldt State University (2015) pelo Programa Federal Ciências Sem Fronteiras. Possui também Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018), curso de especialização em Ensino de Ciências e Biologia na pós-graduação do Colégio Pedro II (2019) e Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Tem experiência na rede privada de ensino e ONG na área de educação ambiental e ensino de Ciências e Biologia. Atualmente vinculada ao Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) como doutoranda, desenvolve investigação na área de Educação Ambiental e Educação Inclusiva.
clarabaptista92@gmail.com
Yayenca Yllas Frachia
Doutoranda PPCTE
Yayenca Yllas é uruguaia e mora no Rio de Janeiro desde 2013. É doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET e mestra em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela UFRJ. Seu foco de trabalho está nas metodologias de ensino ativas, em conjunto com a ecopedagogia, visando promover uma educação crítica e científica no contexto escolar. Por meio de suas atividades de pesquisa-ação, ela busca aplicar essas abordagens para aprimorar o currículo escolar e apoiar as políticas públicas voltadas para a Educação. yayenca@gmail.com
Mariana Vallis
Doutoranda PPCTE
Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ), mestre em Educação e ensino em Ciências e Matemática (UFFRJ). Tem formação em Ciências Biológicas, e atua como professora, educadora e pesquisadora. Atualmente, tem se dedicado principalmente a temas como educação não formal (em espaços físicos e no ciberespaço), educação em museus, comunicação científica, práticas educativas com museus virtuais de ciências e outras tecnologias. Tem experiência no planejamento e desenvolvimento de conteúdos digitais científicos para mídias.
vallismariana@gmail.com
Fernanda Veneu
Pós-doutora Colaboradora
Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ, tem mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Salamanca (Espanha, 2001) e doutorado em Ciências pelo programa de pós-graduação Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz (2009). Ainda pela Fiocruz, fez um pós-doutorado na mesma área de 2013 a 2018. Atualmente, pós-doutora do Labdec, onde estudou o papel das controvérsias da ciência e na ciência na formação dos professores. fveneu@gmail.com
Renan Garibaldi de Oliveira Ferreira
Mestrando PPCTE
Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ. Atua como professor de Ciências e Biologia na rede privada e é formado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seu trabalho concentra-se na área de Divulgação Científica, buscando aproximar a Biologia do público em geral.

Gabriel Marques Dias
Mestrando PPCTE
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) no CEFET/RJ. Pós-graduado em Ensino de Ciências e Biologia pelo Colégio Pedro II e pós-graduado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro (IFRJ-RJ). Foi professor de Ciências e Biologia em cursos particulares e Professor Residente bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES). Durante a graduação, foi membro das Comissões de Vertebrados e Invertebrados da Liga Acadêmica de Diversidade Animal UFF (LADA-UFF) e membro do Projeto Fauna Brasil | Laboratório de Registro Audiovisual da Fauna Brasileira, na pesquisa com biologia e conservação de tamanduás, onde lançou o documentário O Tamanduá e a Serra. Atualmente integra o Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências pesquisando as relações entre Inteligência Artificial e Divulgação Científica. profgabrielmarquesd@gmail.com
Alberto Henrique Melo
Mestre Colaborador
Possui bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2019) e atualmente cursa licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Realizou Iniciação Científica pelo LABDEC e possui experiência em pesquisas sobre divulgação científica. Atualmente investiga a doença de Alzheimer em blogs de Ciências brasileiros. alberto.henrique.15@gmail.com

Giovana Reis Oliveira
Bolsista de Iniciação Científica
Possui formação técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2021). Ingressou como aluna de Iniciação Científica em 2023 no LABDEC, desenvolvendo o projeto “Avaliação Qualitativa das Trilhas do Setor Floresta no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ”, com foco nos impactos da visitação nas trilhas. Atualmente, cursa o 5º período de Engenharia Ambiental no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e está em seu segundo ano como bolsista no projeto “Estudo da percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Natural Municipal do Gericinó – RJ”. giovanareis023@gmail.com
Alanza Mara Zanini
Doutoranda do Instituto NUTES/UFRJ
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2012) e mestre em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2015). Possui experiência de seis anos como professora de Ciências e Biologia em escolas da rede privada e como editora de conteúdo de materiais didáticos dessas disciplinas. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pesquisadora do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC), atuando na linha de pesquisa em Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde, principalmente nos temas: percepção e educação ambiental em Unidades de Conservação. alanzabiologia@gmail.com
Bárbara Nunes Silva
Doutora PPCTE – Colaboradora
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), 2020; Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – Universidade Gama Filho (UGF), 2010; Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC). Integrante da equipe do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) – CEFET/RJ. Investiga as contribuições da Divulgação Científica (DC) no ensino de temáticas ambientais para os anos iniciais do Ensino Fundamental. barbara.silva@ifrj.edu.br
Leyde Cuela
Bolsista de Iniciação Científica
Sou aluna do terceiro período de Engenharia Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tive meu início como voluntário e, atualmente sou bolsista de iniciação científica no projeto “Gestão Participativa em Unidades de Conservação”. leydicuela@gmail.com
Verônica Ferreira dos Santos
Mestre colaboradora
Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, pelo CEFET/RJ. Possui Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís e Especialização em Educação Tecnológica, pelo CEFET. Licenciada em Matemática pelo IFRJ. Possui experiência profissional no projeto PIBID (realizado no CIEP 172 Nelson Rodrigues), onde foi bolsista por 5 anos trabalhando com experimentação em ensino de Ciências, de forma interdisciplinar com Física, Química e Matemática. Trabalhou no Projeto Mais Educação (realizado no CIEP 346 Roquete Pinto), com Ensino Fundamental. É mediadora presencial da Fundação CECIERJ/CEDERJ, com as disciplinas de Pré-Cálculo, Matemática Discreta e Construções Geométricas. Atualmente investiga a integração da Educação Ambiental em Museus de Ciência da cidade do Rio de Janeiro.
verofes@gmail.com
Douglas Montez Santos
Bolsista de Iniciação Científica
Sou aluno do terceiro período de Engenharia Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tive meu início no projeto de Iniciação Científica como voluntário e, atualmente sou bolsista. Estou iniciando os estudos para pesquisas relacionadas à “Compostagem como alternativa para a disposição final de resíduos sólidos orgânicos.” Futuramente, com os dados obtidos, traçar um plano de gestão para os resíduos do CEFET/RJ, campus Maracanã. montezdouglas@gmail.com
Danielle Cristina Duque Estrada Borim
Doutora Colaboradora
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Estagiou no laboratório de Limnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro por alguns meses. Foi durante três anos bolsista de iniciação científica no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Echinodermata do Departamento de Invertebrados. Durante a graduação trabalhou quatro anos em escolas como monitora de Biologia. Atualmente trabalha como professora de Ciências e Biologia em um colégio particular e é Mestranda bolsista no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.
Thatyana Freitas
Mestra do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ
Thatyana Freitas é graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2008), com pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (2012). É servidora do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e atua, desde 2005, com comunicação institucional e divulgação científica. Atualmente, é mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC-CEFET/RJ), realizando estudos que envolvem a utilização das mídias sociais como ferramenta de divulgação científica por instituições de pesquisa.
thatymestrado@gmail.com
André dos Santos
Mestrando PPCTE
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (Universidade Salgado de Oliveira). Especialização em Análises Clínicas (Famath – Faculdades Integradas Maria Thereza). Especialização em Educação Especial (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria). Professor de Ciências Naturais nas Redes Públicas Básicas de Ensino de Itaboraí – RJ (2013 – atual) e de Araruama – RJ (2009 – atual). Foi tutor de várias disciplinas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unirio dentre elas: Ensino de Ciências Naturais na Educação 1 e 2 e Educação Formal e Informal. Atualmente mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Trabalha com pesquisas em Tecnologia Social e Ensino de Tecnologia Social. ac_andrebio@hotmail.com
Fernanda Marques
Mestra Colaboradora
Mestre em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Graduada em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2014). Professora de Ciências e Inglês na Educação Básica. Possui experiência com produção de atividade e recursos didáticos, educação ambiental, unidade de conservação e impactos ambientais e atualmente investiga a abordagem de temáticas ambientais em blogs de Ciências no contexto nacional. fefa_marques@msn.com
José Augusto Malacarne
Doutorando NUTES/UFRJ
Doutorando em Educação em Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formado em Educação Física. Suas pesquisas estão relacionadas ao processo de formação e ensino da saúde. No doutorado, investiga os significados atribuídos à saúde pelos professores de educação física na cidade do Rio de Janeiro, com ênfase nas questões sociais que permeiam a cidade e envolvem o conceito ampliado do tema. ze_malacarne@hotmail.com
Flavia Geane dos Santos
Doutoranda PPCTE
Doutoranda no Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE). Atua como Bibliotecária no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2018) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Possui Especialização em MBA Executivo em Gestão Pública pela Faculdade das Águas Emendadas (2014). flavia.geane@hotmail.com
Bruna Miranda Valle Lima
Mestranda PPCTE
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Ao longo da graduação foi monitora voluntária da disciplina Morfologia Vegetal durante 6 meses da mesma instituição(2017),bolsista no Instituto de Pesquisas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro,realizando pesquisa na área de micromorfologia e anatomia botânica (2018 – 2022),bolsista (Fiotec) do Laboratório de Referência Nacional em Enteroinfecções Bacterianas – LRNEB/IOC/FIOCRUZ (2018), atuando em isolamento, identificação de patógenos.Atuou como professora de biologia voluntária no Projeto de Extensão UNIFAVELA(2020), bem como foi mediadora do Museu da Vida na Fiocruz(2018 -2020), além disso,atuou como estagiária de inclusão no Colégio Saint John,adaptando conteúdos de ciências e biologia para alunos que se encontram dentro do espectro autista (2020 – 2021). Após sua formação,foi assistente de pesquisa no projeto de fortalecimento e promoção das ações institucionais da Casa de Oswaldo Cruz,reestruturando uma oficina dentro do Museu a Vida (Parque da Cência).Atualmente é professora de ciência e biologia e professora de atendimento educacional especializado (AEE) no Colégio Saint John, e a aluna de mestrado em em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ),sendo pesquisadora no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC). brunvalle95@gmail.com

Rafael
Doutorando NUTES/UFRJ
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e pós graduação Lato sensu (especialista) em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2021). Tem larga experiência em ensino de ciências e biologia nas diferentes modalidades de educação, como ensino fundamental II, ensino médio, pré vestibular e educação de jovens e adultos (EJA). Trabalhou em diversas redes, como Instituto Educarte, Colégio e Curso Pensi, Colégio AIACOM e é atual professor do Santa Mônica Rede de Ensino. Também possui experiência como Assistente Técnico do laboratório Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura, no Programa de Pós Graduação da UERJ (ProPED). Tem experiência na área de materiais didáticos no Ensino de Ciências e Biologia, com interesse também em gênero, sexualidade, Educação de Jovens e Adultos e uso de desenhos animados no ensino de ciências. Atualmente é mestrando do NUTES/UFRJ.
Prof. Dr. Pedro Costa
Pós-Doutorando
Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), pelo CEFET/RJ. Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Mestre em Ensino da Física e da Química, também pela Universidade do Porto. Pós-Graduação e Mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciado em Letras – Inglês, pela Universidade Estácio de Sá. Com grande experiência em coordenação e atuação em espaços educativos inovadores, sala de aula do futuro, zonas de aprendizagem, uso de tecnologias digitais, jogos virtuais e plataformas interativas de aprendizagem, metodologias ativas, atuando também na formação de professores nesta área. Embaixador Scientix, Comunidade para a Educação Científica na Europa, pela European Schoolnet em representação da Comissão Europeia. Embaixador Owlypia – The Intellectuals’ Challenge. Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert). Foi candidato finalista ao prêmio Global TeacherPrize, um prêmio internacional, promovido pela Fundação Varkey, reconhecido como o “Nobel da Educação” para professores. Atualmente, além de pesquisador, realiza pós-doutorado no CEFET/RJ, atua como docente e orientador no programa de pós-graduação em Divulgação Científica, no IFRJ, e é co-orientador de Iniciação Científica, de alunos de Engenharia Ambiental. E-mail: pedro.costa.fq@gmail.com

Giulia Hahn Barbosa de Oliveira Matias
Bolsista de Iniciação Científica
Formada no ensino médio-técnico como técnica de edificações e, atualmente, aluna do segundo período de engenharia ambiental no CEFET-RJ. No ensino médio, estagiei na própria instituição no projeto telhado verde que realizava pesquisas sobre tecnologias para a implantação de telhados verdes e outras atividades sustentáveis. Em 2024, ingressei na iniciação científica no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC). giulia.hahn02@gmail.com
Júlia Beatriz Andrade Silveira
Doutoranda PPCTE
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Estagiou no laboratório de Limnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro por alguns meses. Foi durante três anos bolsista de iniciação científica no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Echinodermata do Departamento de Invertebrados. Durante a graduação trabalhou quatro anos em escolas como monitora de Biologia. Atualmente trabalha como professora de Ciências e Biologia em um colégio particular e participa do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Estagiou no laboratório de Limnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro por alguns meses. Foi durante três anos bolsista de iniciação científica no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Echinodermata do Departamento de Invertebrados. Durante a graduação trabalhou quatro anos em escolas como monitora de Biologia. Atualmente trabalha como professora de Ciências e Biologia em um colégio particular e é doutoranda bolsista no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.
julia__beatriz@hotmail.com
Mariana de Souza Elysio
Doutorando NUTES-UFRJ
Mestre em Ciências através do Programa de Pós graduação de Ensino em Biociências e Saúde desenvolvendo o projeto de pesquisa sobre os impactos de atuação como mediador em museus de ciências na vida deste profissionais. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense com ênfase em Licenciatura. Experiência na área de pesquisa científica, atuando entre 2012 e 2014 no Laboratório de Neuroquímica do Departamento de Neurobiologia da UFF. De 2014 até dezembro de 2016, atuou como coordenadora doprojeto de extensão na Universidade Federal Fluminense, o Ciências Sob Tendas. Atuou como mediadora e coordenadora auxiliar no projeto Ciência Móvel da Fiocruz. Atuou como mediadora temporária do Museu da Vida também da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é coordenadora interna geral no Espaço Ciência Viva atuando na formação de mediadores, idealização de oficinas e agendamentos escolares. Atua também como professora de Biologia da rede privada de educação básica do município do Rio de Janeiro. Produziu materiais educacionais e planos de aula para o Programa Saúde na Escola (Decreto n 6.286, de 05/12/2007 e Portaria Interministerial n 1.055, de 25/04/2017). Atua como colaboradora no Projeto ELAS NO CIÊNCIA VIVA, com realização de capacitação em oficinas, palestras e estudos de artigo sobre a área de STEAM com estudantes mulheres, travestis e trans femininas da Rede de Ensino Básico. Atuou como professora temporária por 3 meses na disciplina de Noções de Biossegurança, Saúde da mulher, Segurança Alimentar e Nutricional e Qualidade de Vida no Programa Mulheres Mil Portaria n 1.015 de 21 de julho de 2011 do Ministério da Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase na linha de pesquisa em Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde. marianaelysio@gmail.com
Márcia Soares Alves
Mestranda Colaboradora
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Augusto Motta. Especialista em Anatomia e Fisiologia Humana pela Universidade Castelo Branco. Mestranda do curso de Ensino de Biologia em rede Nacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora de Biologia do Estado do Rio de Janeiro- SEEDUC. Trabalha na elaboração de recursos pedagógicos, visando o protagonismo dos alunos, com paródias no ensino da biologia e voltadas para o meio ambiente. marciasoares.bio@hotmail.com
Jhony Coelho
Mestrando do Instituto NUTES da UFRJ
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é mestrando bolsista no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes, da UFRJ. Foi monitor bolsista da disciplina “Cinesiologia” e monitor voluntário da disciplina “Cinesiologia e Educação Física escolar” na graduação. Tais experiências desenvolveram um interesse pela temática “Corpo Humano”, que será abordada através do cinema nacional em sua dissertação. jhonycoelho10@gmail.com
Anna Carolina Carvalho
Bolsista de Iniciação Científica
Sou aluna de graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Ingressei no laboratório no início de 2021 e, atualmente, atuo como bolsista de iniciação científica no projeto “Crimes ambientais em Unidades de Conservação no estado do Rio de Janeiro: mapeando problemas e propondo caminhos alternativos”. luizalira@iq.ufrj.br
Alex Braz Iacone Santos
Doutor PPCTE – Colaborador
Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ) e Especialista em Gestão Ambiental (IFRJ). Atuou como Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos no INEMA-BA. Exerceu a docência no Instituto Federal do Piauí. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio Técnico da UFRRJ e doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ. iacone.alex@gmail.com
Gabriel Mendes de Almeida
Doutor PPCTE – Colaborador
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2013), mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – (2016) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024). Atualmente é docente do Polo Educacional Sesc (PLE) onde atua como professor de Biologia da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) e pesquisador colaborador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Principais temas de interesse: Educação Sexual Inclusiva/Integral; Ensino Por Investigação; Divulgação Científica no Ensino de Ciências.