2024
Saídas de Campo: contribuições na formação do Engenheiro Ambiental
Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da saída de campo realizada na Trilha do Estudante localizada no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, com estudantes do segundo período do curso de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ. Esta pesquisa destaca a importância de aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a prática destes futuros profissionais, a fim de que consigam associar a teoria com os problemas reais do meio ambiente. É observado que quando a aplicação de conteúdo é somente de forma teórica, a maioria dos alunos não apresentam entusiasmo suficiente e em pouco articulam com a prática. Diante desta realidade, foi inserida a saída de campo na grade curricular da disciplina de Ecologia com o objetivo de aproximar, sensibilizar e estimular os estudantes sobre questões concretas em ambientes naturais. Para essa pesquisa, foram aplicados questionários com questões fechadas e abertas, antes e depois do campo. A verificação das questões abertas realizou-se por meio da análise de conteúdo. A coleta de dados do pré-campo mostra que o perfil dos investigados, no total 40 alunos, é de maioria masculina (22) e jovem (31 está entre 18 e 21 anos). O primeiro dado é justificado por ser um curso inserido no campo científico, mais especificamente na engenharia, onde há historicamente supremacia masculina. No entanto, a presença de mulheres vem aumentando nesta área nos últimos anos. Além disso, é mostrado que grande parte dos estudantes não possuía o conhecimento da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e nem dos principais aspectos sobre Unidades de Conservação (UC), possivelmente por nunca terem realizado visita à esses espaços naturais. No pós-campo esses dados mudam, visto que os alunos apresentam perspectiva diferenciada sobre as UC, além de possuírem visão mais crítica a respeito dos impactos ambientais. Observa-se que os discentes apresentam-se mais aptos para o mercado de trabalho, uma vez que a compreensão das leis ambientais e os principais procedimentos de esferas governamentais é fundamental para a atuação do engenheiro ambiental. Com este estudo, destaca-se a importância da inserção, na formação do estudante, de mais atividades que o aproximem dos ambientes naturais.
Instalação interativa: o uso de recursos tecnológicos numa perspectiva de formação integrada e inclusiva
O artigo, fruto do mestrado profissional, visa discutir as contribuições de uma Instalação interativa, à luz do Turismo Literário, através da exploração de recursos tecnológicos, para a promoção do desenvolvimento de uma formação integrada e inclusiva. A pesquisa, de cunho qualitativo, reiterou a relevância do protagonismo de estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo, além de ter propiciado autoria e autonomia no itinerário formativo, valorizando a educação profissional emancipatória.
Atividades extraclasse e suas contribuições para a formação profissional de Engenheiros Ambientais
As atividades extraclasse exercem um papel fundamental na formação profissional dos estudantes de graduação. Este estudo objetivou investigar as contribuições das atividades extraclasse para a formação profissional dos discentes de Engenharia Ambiental de uma Instituição pública. A maioria dos estudantes afirmou conseguir aprender melhor quando conhecem uma aplicação prática do conteúdo ensinado em sala. Pretende-se incentivar estudos na área, visto que são escassas pesquisas desta temática.
Levantamento sobre a produção científica relacionada às espécies exóticas Artocarpus Heterophyllus LAM. e Artocarpus Integrifolia LAM.
Desde o surgimento da agricultura, espécies de diferentes grupos taxonômicos vêm sendo transportadas pelo homem. Em estudo realizado em Unidades de Conservação (UC) no Estado do Rio de Janeiro detectou-se a presença recorrente da jaqueira. Assim, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar a produção científica sobre espécies de jaqueira no país. Identificou-se que a jaqueira desempenha papel importante na economia. Portanto, é importante que seu manejo seja efetuado com cautela.
A importância da gestão de resíduos sólidos e da educação ambiental nas unidades de conservação
O descarte incorreto de resíduos sólidos pode provocar significativa degradação em ambientes naturais. Assim, o presente estudo teve o objetivo de investigar acerca da gestão de resíduos sólidos em Unidades de Conservação (UC). Diante disso, observou-se os planos de manejo de 32 UC do Estado do Rio de Janeiro. Portanto, a partir destes dados foi possível sugerir estratégias de manejo e de educação ambiental na gestão de resíduos sólidos em outras UC no Brasil e no mundo.
A importância da participação social na conservação de áreas protegidas
As Unidades de Conservação (UC) são áreas protegidas por lei que auxiliam na manutenção dos recursos naturais e na conservação in situ da biodiversidade. São importantes espaços de pesquisa científica, turismo ecológico, educação ambiental e geração de serviços ambientais essenciais ao bem-estar das populações humanas. A participação social na gestão e em ações de conservação da UC é fundamental para o alcance dos objetivos de criação da área. Uma ação necessária a ser realizada pela gestão da UC e por trabalhos de divulgação científica é o esclarecimento à comunidade sobre a importância de determinadas ações para a manutenção da existência dessa área e das suas funções. Também é importante informar que a presença da UC na região possibilita à população local investir no ecoturismo, na comercialização de produtos da sociobiodiversidade, na atração de recursos para a criação de centros de pesquisa e inovação biotecnológica que a proximidade com a UC inspira. Assim, este estudo teve por objetivo apresentar aspectos de um levantamento de publicações do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), defendidas entre 2013 a 2019, que abordaram a relação da comunidade do entorno de UC brasileiras. O levantamento constituiu um corpus documental de 14 publicações, o qual foi analisado quanti-qualitativamente a partir de descritores gerais e específicos. Dos 14 trabalhos selecionados, 12 correspondem a dissertações de programas de mestrados acadêmicos e dois constituem teses de doutorado acadêmico. Considerando as regiões geográficas do Brasil, o Sul é a região que mais produziu teses e dissertações sobre a relação de comunidades do entorno de UC(n=5), seguida do Sudeste (n=4) e do Nordeste (n=3). As regiões Norte e o Centro-Oeste produziram um estudo cada no período pesquisado. A área de conhecimento em Ecologia, inserida na Grande Área de Conhecimento das Ciências Biológicas, fomenta a maioria das publicações analisadas, ou seja, nove dos 14 trabalhos. Considerando os trabalhos deste estudo, a área de conhecimento inclui os programas de Pós-graduação em Ecologia e Biologia Tropical. A pesquisa quanti-qualitativa e a técnica da entrevista com moradores locais tem sido predominante nessa área de produção. Grande parte dos trabalhos contemplou UC de proteção integral do bioma Mata Atlântica (n=5), principalmente da categoria Parque. Verificou-se a importância do esclarecimento para sociedade, especialmente às populações locais, sobre os objetivos pelos quais as UC são criadas, a necessidade de ser uma área protegida e quais são as restrições de atividades para os moradores locais, além de como estes podem ser agentes para a fiscalização da UC. A aproximação e o envolvimento dos diversos atores sociais no processo de gestão e manejo das UC é um dos principais aspectos para minimizar conflitos acerca da criação, implantação e gestão dessas áreas. A participação social, por meio de ações de educação ambiental e dos conselhos consultivos de UC, é uma importante ferramenta democrática que permite ampliar o diálogo entre os diferentes grupos sociais, conhecer a relação que as populações locais possuem com estes espaços e subsidiar o planejamento e ações de conservação.
Jogos virtuais e plataformas interativas: experiências como recursos inovadores no ensino de ciências
Dado o avanço tecnológico e os hábitos de nossos alunos, surge a necessidade de inserir novas metodologias nas escolas, de modo a se adequar a esta realidade e, a despertar o interesse para uma aprendizagem mais ativa, na qual, os próprios alunos tornam-se sujeitos centrais do processo. Segundo Alves et al (2015), esta mudança é, também, necessária para colmatar o abandono escolar, promover o sucesso escolar e motivar os alunos para a aprendizagem. Nesse sentido, jogos virtuais, plataformas interativas, entre outros recursos tecnológicos associam-se para fazer a diferença no contexto escolar. Com isso, pretende-se alcançar a inovação pedagógica a partir do uso das tecnologias com ênfase no desenvolvimento de competências do século XXI. Assim como, a construção, exploração e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, do trabalho colaborativo entre os professores e da interdisciplinaridade (COMISSÃO EUROPEIA, 2007). As metodologias tradicionais não interessam aos alunos de hoje, não correspondem aos seus interesses e tempos de concentração gerando, muitas vezes, desmotivação, indisciplina e desinteresse. O uso de recursos tecnológicos inovadores associado a uma nova metodologia de ensino, onde os alunos estão mais envolvidos nas atividades, pode contribuir para mudar esse cenário de desmotivação. O uso destes recursos permite que os alunos utilizem os seus gadgets, os celulares não são proibidos, aplica-se o princípio “bring your own device” (BYOD). As aulas tornam-se desafios cujo objetivo é sempre o mesmo: envolver e motivar os alunos para a aprendizagem (LEWIN, McNICOL, 2014).
Resumos 2023
Resumos 2022
Resumos 2021
Resumos 2020
Resumos 2019
Resumos 2018
Análise das compreensões de estudantes do ensino fundamental sobre ciência e tecnologia no brasil.
A partir de compreensões acerca de assuntos relacionados à natureza da ciência os indi- víduos interpretam interfaces da ciência e da tecnologia na sociedade. Este trabalho apresenta uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Castelo (ES), tendo por objetivo identificar e analisar suas crenças a respeito do êxito científico e tecnológico do Brasil e suas possíveis relações com o ensino de ciências. Utilizou-se a aplicação de uma questão do Questionário de Opiniões sobre CTS (QOCTS), cujos resultados mostraram que os discentes percebem a sociedade contemporânea bastante envolvida e impactada pela ciência e pela tecnologia, entendendo-as como estruturas muito relevantes para o desenvolvimento de um país.
Documentários ambientais: contribuições para a sensibilização ambiental no ensino superior.
O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial didático de um documentário ambiental produzido pelo Projeto Conexão Ambiental desenvolvido no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow – CEFET/RJ. Para isso, foram desenvolvidas oficinas com estudantes de graduação utilizando o documentário, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois da atividade. O objetivo da repetição do questionário foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos por parte dos alunos. Após a análise dos dados coletados, foi possível observar que o uso de recursos audiovisuais contribuiu para uma maior motivação e sensibilização por parte dos alunos, favorecendo assim o aprendizado de conceitos e questões relacionados à temá- tica ambiental.
Trilhas Ecológicas no Ensino de Ciências: uma analise em teses e dissertações brasileiras.
Considerando as trilhas ecológicas como espaços naturais potenciais a práticas voltadas ao ensino de Ciências, este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma rede interativa de palavras-chave e a recorrência de referenciais teóricos utilizados em teses e dissertações brasileiras, do período de 2000 a 2015, que tratam o uso de trilhas ecológicas no ensino de Ciências. A partir de um corpus documental composto por 41 obras extraídas do Catálogo de teses e dissertações disponibilizado pela CAPES, conclui-se que a palavra-chave Educação Ambiental apresenta maior recorrência e variabilidade de arranjos conectivos, também foi constatado que os referenciais teóricos mais frequentes referem-se a temas de Educação Ambiental, metodologia científica e epistemologia educacional crítica.
As pesquisas em Ensino de Biologia, desde seus proêmios, têm empregado diferentes contribuições teóricas e metodológicas na discussão de diversos temas da área, assumindo destaque a Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, nos estudos que atentam para o conhecimento de senso comum. O presente trabalho se propôs a analisar produções das seis edições dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIOs) que trouxeram como referencial a teoria em questão. Os resultados revelaram uma crescente apropriação da teoria, porém as pesquisas se mostraram restritas quanto aos seus objetos e sujeitos. A partir dos dados obtidos percebe-se que as contribuições dos estudos de representações sociais têm se intensificado, sinalizando novos caminhos e tendências para o Ensino de Biologia.
Analise de imagens de textos de Divulgação Científica inseridos em Livros Didáticos de Biologia.
Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia apresentam textos inseridos prove- nientes da DC (Divulgação Científica) cujas imagens podem ser diferentes daquelas presentes nos textos originais. Este trabalho analisou 31 imagens em 27 textos de DC em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio, de acordo com a classificação semiótica e conceitual, percebendo que a maio- ria possui caráter naturalista e simbólico. Percebeu-se alteração de significado em diversas imagens em relação aos textos originais. Estas diferenças podem estar relacionadas com intenções didáticas dos autores dos LDs, embora exista divergência em relação às imagens presentes no conteúdo didático.
Resumos 2017
Consumo e Divulgação Cientifica: contribuições na formação de estudantes do Ensino Medio.
O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição da divulgação científica na discussão sobre hábitos de consumo com alunos do ensino médio de uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro. Para tal, foram utilizados textos das revistas Scientific American Brasil e Ciência Hoje como recurso para sensibilização acerca da relação consumo e meio ambiente. A coleta de dados constou da aplicação de questionários pré e pós a leitura do material. A partir resultados foi possível inferir que as atividades com os textos proporcionaram um importante momento de discussão e reflexão por parte dos alunos, que apresentaram respostas mais elaboradas e contextualizadas sobre o tema, sinalizando para o potencial desses textos na formação de leitores críticos
O ensino de Zoologia é considerado por muitos autores como excessivamente descritivo e descontextualizado, sem um olhar evolutivo e ignorando temáticas zoológicas recentes. No entanto, há pouco debate sobre esta temática no Ensino de Ciências. Assim, esta pesquisa se propõe a identificar e analisar os trabalhos sobre ensino de Zoologia nas atas das dez edições do ENPEC, de 1997 a 2015. Como resultados, foram encontrados 38 trabalhos, a maioria apresentada nos V e VI encontros. A maior parte tratou de concepções, percepções e representação sociais dos estudantes diante de determinados animais. Houve prevalência de trabalhos que não abordaram nenhum grupo zoológico específico ou preferiram grupos diversos, como insetos e vertebrados. Há concentração de trabalhos oriundos das regiões Sudeste e Sul e destinados ao Ensino Médio. Considera-se importante a continuidade deste tipo de pesquisa para promover um ensino de Zoologia mais dinâmico e integrado com outras áreas da Biologia.
Uso da fotografia como ferramenta para a percepção ambiental sobre a Baía de Guanabara.
Dada a importância e complexidade das questões socioambientais, faz-se fundamental sua disseminação por todos os espaços educativos. Os espaços não formais, pela ampla liberdade metodológica e de seleção de conteúdos, trazem grandes contribuições nesse sentido. A pesquisa realizou-se em uma exposição sobre a Baía de Guanabara e investigou as percepções dos visitantes acerca desse ambiente, utilizando fotografias como ferramenta de sensibilização. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais semiestruturadas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam uma percepção da Baía de Guanabara relacionada a uma visão paisagística e ao reconhecimento de ambientes específicos. Ocorreu também uma tendência de associação com um ambiente degradado e poluído. Tendo em vista a necessidade de se conhecer para preservar, a exposição contribuiu com novas informações sobre a Baía de Guanabara, além de evidenciar lacunas no conhecimento acerca desse ambiente, que podem ser trabalhadas em processos educativos futuros.
Divulgação da Ciência em espaços não formais: levantamento de trabalhos publicados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Considerando os museus como espaços não formais privilegiados à divulgação científica, este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de trabalhos publicados nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que tratam de museus localizados na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa desenvolveu-se a partir de consultas às Atas dos ENPEC’s disponibilizadas no site de cada edição. Metodologicamente, o corpus documental, composto por um total de 27 trabalhos, foi analisado qualitativamente com foco nas atividades desenvolvidas e potencialidades dos museus à divulgação científica. Conclui-se que os museus presentes na cidade do Rio de Janeiro, como espaços promotores de educação não formal, como instâncias de redes cotidianas de conhecimento podem contribuir para a formação científica da sociedade, uma vez que os trabalhos analisados evidenciam ações de informação e de formação, imbricadas à divulgação crítica dos produtos da ciência.
A Divulgação Científica visa aproximar o conhecimento científico das pessoas, permitindo a elas compreender a ciência e os processos pelos quais passam a natureza e os organismos vivos. A Biologia Celular, como uma importante disciplina para diversas áreas de formação da saúde, deve ser apresentada de modo que seus conceitos sejam adequadamente assimilados e assim contribua com uma sólida formação científica. Este estudo procurou analisar revistas científicas de grande circulação e os textos relacionados à Biologia Celular publicados em cada edição delas, seguindo critérios, como, o total e o destaque dado às matérias publicadas. Na pesquisa percebeu-se que a Biologia Celular é amplamente abordada nessas revistas e essa divulgação poderá servir para ampliar discussões nos campos da pesquisa e do ensino, além de também contribuir como referencial à disposição de educadores e pesquisadores, colaborando para que seus conteúdos possam ser ensinados e compreendidos de forma satisfatória.
Divulgação Cientifica e crise hídrica: um estudo de caso de textos da Ciência Hoje das Crianças.
O processo de formação científica do indivíduo nos permite perceber a importância da alfabetização científica de qualidade a qual deve estar inserida no contexto social da criança desde a própria educação infantil. A revista Ciência Hoje é uma importante publicação para a área da divulgação científica, pois possui uma publicação especial direcionada para o público infantil a “Ciência Hoje das Crianças” (CHC). Nesse sentido, para esta pesquisa foi realizada uma busca nos exemplares da revista “Ciência Hoje das Crianças” no período de fevereiro à dezembro nos anos de 2011 à 2015 acerca da temática água. Dentro desse assunto procuramos identificar quantas matérias dariam destaque para a questão da “crise hídrica” e de que forma teriam sido abordadas na revista. Esse levantamento possibilitou destacar e discutir a importância da abordagem sobre a falta d’água observadas nas notas de solicitações dos leitores para que falassem mais sobre esse assunto CNPq
Analise da contribuição de uma trilha ecológica para a sensibilização ambiental de estudantes da educação básica.
Este estudo teve o objetivo de investigar as contribuições de uma trilha ecológica para a sensibilização ambiental de estudantes da Educação Básica. Os dados foram coletados através de entrevistas, que foram transcritas na integra, e analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram compreensões mais elaboradas e críticas após a realização da trilha e sinalizaram que a atividade despertou o interesse de terem mais experiências como essa. Essas compreensões relacionam-se às questões de impactos antrópicos no uso da água, do solo e das florestas, associando-os ao contexto sócio-histórico do Parque Nacional da Tijuca.
Ciência e Arte: contribuições do teatro cientifico para o ensino de ciências em Atas do ENPEC.
O objetivo deste estudo é investigar as contribuições dos resultados das pesquisas publicadas nas atas das dez edições do ENPEC (1997-2015) que trouxeram discussões acerca do potencial do teatro científico no Ensino de Ciências. Foi realizada uma busca no site da ABRAPEC por trabalhos que envolvessem pesquisas sobre o teatro científico. Os trabalhos foram selecionados por título, palavras chave e leitura dos resumos. Foram encontrados 19 trabalhos sobre teatro científico, dos quais 11 discutiam o uso do teatro em espaços formais, desde o nível fundamental à formação continuada de professores, e 8 trabalhos em espaços não formais, como Museus e Centros de Ciências. Os resultados indicam um crescimento na articulação entre ciência e arte na educação trazendo valiosas sugestões para ampliarmos essa prática de maneira interdisciplinar.
Educação Ambiental e mídia impressa: investigação da potencialidade didática das revistas Scientific American Brasil e Veja sobre o tema crise hídrica. .
Esta pesquisa investigou como a crise hídrica tem sido abordada nas revistas Scientific American Brasil e Veja. Além disso, problematizou o potencial desse material em atividades de Educação Ambiental. O material foi coletado examinando-se as edições no período de 2013 a 2016 e os dados obtidos foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Obtiveram-se cento e sessenta e uma edições da Veja e trinta e sete da Scientific American Brasil, que condensou seu conteúdo em uma edição especial sobre o tema, enquanto que a Veja manteve-se reportando a temática ao longo do tempo. Em ambas, predominou o conteúdo com foco territorialista. A Scientific American apresentou a temática de forma mais articulada com outras questões do que a Veja. Concluiu-se que ambas possuem potencial como recurso para atividades de educação ambiental, visto que estimulam uma leitura crítica sobre o tema pesquisado.
Contribuições de uma exposição sobre a Baia de Guanabara para a sensibilização ambiental dos visitantes.
A educação ambiental exige o envolvimento de toda a esfera educativa ao demandar mudanças em profundidade e amplitude de ação. Entende-se que a sensibilização ambiental é o primeiro parâmetro que orienta esse processo educativo. Nessa pesquisa, investigou-se uma exposição que pretende trazer um novo olhar para a Baía de Guanabara (BG). Questionários foram aplicados aos visitantes, investigando as possíveis contribuições desta exposição em fornecer novas informações sobre a BG que possam contribuir para a sensibilização ambiental. A análise das respostas foi realizada à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam conhecimento acerca da biodiversidade da BG, da importância ecológica e sua localização. Também ocorreu mudança na percepção sobre a BG, antes associada apenas a um ambiente completamente degradado.